De Narrativas a Análises Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática)

Autores

  • Fernando Guedes Cury Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso da análise narrativa como artifício para a interpretação de dados biográficos/historiográficos de pesquisas educacionais. Pretende-se fundamentar o uso de uma análise narrativa das narrativas (orais ou não). O texto explora essa modalidade de análise como uma possibilidade viável à História da Educação (Matemática), discutindo-a a partir de uma analogia com as narrativas construídas por xamãs (líderes espirituais), juízes de direito, caçadores e historiadores, apontando as raízes místicas das narrativas e seu papel na constituição da história, ficcional ou verídica, e discutindo a historiografia atual à luz dessas considerações, para o que vêm à cena referências complementares e autores como Ginzburg, Sevcenko, Nunes e Bolívar, dentre outros. Finalizaremos por apresentar dois exemplos de trabalhos que tiveram suas análises desenvolvidas segundo os aspectos aqui debatidos

Biografia do Autor

Fernando Guedes Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É natural de Goiânia-GO concluiu sua graduação em matemática pela PUC-Goiás (2003). Tem especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras-MG (2005), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro-SP (2007 e 2011,respectivamente). Já foi docente da escola básica e atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal-RN e tem trabalhado no ensino de matemática para diversas áreas e na formação de professores com ênfase em Educação Matemática. Atua com pesquisa qualitativa (História Oral) principalmente nos seguintes temas: história de instituições, formação de professores de matemática.

Downloads

Edição

Seção

Artigos