De Narrativas a Análises Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática)

Autores/as

  • Fernando Guedes Cury Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso da análise narrativa como artifício para a interpretação de dados biográficos/historiográficos de pesquisas educacionais. Pretende-se fundamentar o uso de uma análise narrativa das narrativas (orais ou não). O texto explora essa modalidade de análise como uma possibilidade viável à História da Educação (Matemática), discutindo-a a partir de uma analogia com as narrativas construídas por xamãs (líderes espirituais), juízes de direito, caçadores e historiadores, apontando as raízes místicas das narrativas e seu papel na constituição da história, ficcional ou verídica, e discutindo a historiografia atual à luz dessas considerações, para o que vêm à cena referências complementares e autores como Ginzburg, Sevcenko, Nunes e Bolívar, dentre outros. Finalizaremos por apresentar dois exemplos de trabalhos que tiveram suas análises desenvolvidas segundo os aspectos aqui debatidos

Biografía del autor/a

Fernando Guedes Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É natural de Goiânia-GO concluiu sua graduação em matemática pela PUC-Goiás (2003). Tem especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras-MG (2005), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro-SP (2007 e 2011,respectivamente). Já foi docente da escola básica e atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal-RN e tem trabalhado no ensino de matemática para diversas áreas e na formação de professores com ênfase em Educação Matemática. Atua com pesquisa qualitativa (História Oral) principalmente nos seguintes temas: história de instituições, formação de professores de matemática.