De Narrativas a Análises Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática)
Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso da análise narrativa como artifício para a interpretação de dados biográficos/historiográficos de pesquisas educacionais. Pretende-se fundamentar o uso de uma análise narrativa das narrativas (orais ou não). O texto explora essa modalidade de análise como uma possibilidade viável à História da Educação (Matemática), discutindo-a a partir de uma analogia com as narrativas construídas por xamãs (líderes espirituais), juízes de direito, caçadores e historiadores, apontando as raízes místicas das narrativas e seu papel na constituição da história, ficcional ou verídica, e discutindo a historiografia atual à luz dessas considerações, para o que vêm à cena referências complementares e autores como Ginzburg, Sevcenko, Nunes e Bolívar, dentre outros. Finalizaremos por apresentar dois exemplos de trabalhos que tiveram suas análises desenvolvidas segundo os aspectos aqui debatidosDownloads
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and publishing rights to their works without restrictions.
By submitting their manuscripts, authors grant Revista Alexandria the exclusive right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, provided that appropriate credit is given to the author(s) and the original publication in this journal.
Authors are also permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of their work in this journal (for example, depositing it in an institutional repository, posting it on a personal website, publishing translations, or including it as a book chapter), provided that authorship and the original publication in Revista Alexandria are properly acknowledged.
