30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais

Autores

  • Maria Salett Biembengut Departamento de Matemática - Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Neste artigo apresentamos parte do mapeamento de ações pedagógicas com modelagem matemática na educação brasileira. O mapeamento permitiu-nos descrever, organizar documentos e informações para efetuar análise dos dados: da história das atividades de modelagem dos precursores, das produções acadêmicas e dos cursos de licenciatura de matemática que possuem em suas grades curriculares a disciplina de modelagem e, na
seqüência, reconhecer evidências comuns e relevantes. Foram identificados 288 trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias), 836 artigos e 112 cursos de licenciatura que têm a disciplina de modelagem ou que abordam o tema. O mapeamento ofereceu um mapa da modelagem na educação, uma vez que esse movimento, iniciado há três décadas, inaugurou novo caminho de promover conhecimentos, novas formas de transmitir
experiências e novas concepções matemáticas, multiplicando-se proficuamente. Os trinta anos testemunham quão significativa a modelagem matemática tornou-se na Educação brasileira.

Biografia do Autor

Maria Salett Biembengut, Departamento de Matemática - Universidade Regional de Blumenau

Matemática, mestra em Educação Matemática (UNESP), doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC) e pós-doutora em Educação (USP e University of New Mexico). Atua na Universidade Regional de Blumenau - FURB desde 1990 no Departamento de Matemática e nos Programas de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Dedica-se a pesquisa em Processos e Métodos de Ensino e Aprendizagem, em especial, Modelagem Matemática desde 1986. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM (1992 -1995) e do Comitê Interamericano de Educação Matemática – CIAEM (2003-2007). É fundadora do Centro de Referência em Modelagem Matemática no Ensino – CREMM.

Downloads

Publicado

2009-07-01