Modelagem Matemática: um outro olhar

Autores

  • Ademir Donizeti Caldeira Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Linguagem

Resumo

Este texto discute a possibilidade de tratar a Modelagem Matemática não simplesmente como um método de ensino e aprendizagem, mas como uma concepção de educação matemática. Para isso, o texto está organizado em três partes: na primeira, discutirei a abordagem da matemática numa perspectiva cultural; na segunda, de que pressuposto epistemológico se sustenta a Modelagem Matemática vista nessa perspectiva e, finalmente, os aspectos didático-pedagógicos que sustentam tais argumentações.

Biografia do Autor

Ademir Donizeti Caldeira, Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e,
atualmente, vice-diretor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Vice-coordenador do GT de Modelagem Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC; editor adjunto da Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia e membro do Conselho Consultivo da Educação Matemática em Revista da SBEM. Tenho desenvolvido pesquisas na área de Educação Matemática, mais especificamente em Modelagem Matemática e Etnomatemática.

Downloads

Publicado

2009-07-01