Impactos do Movimento da Matemática Moderna na Cultura Escolar de Escolas Técnicas Industriais do Brasil e de Portugal: articulações teórico-metodológicas da história comparada

Autores

  • Neuza Bertoni Pinto PUCR
  • Barbara Winiarski Diesel Novaes UTFPR

Resumo

O artigo objetiva discutir articulações teórico-metodológicas do estudo histórico comparativo que buscou compreender impactos do Movimento da Matemática Moderna na cultura escolar de duas escolas técnicas industriais, uma brasileira e outra portuguesa (décadas de 1960 e 1970). As análises destacam que os ferramentais utilizados na pesquisa, em especial na constituição das fontes e na escolha dos mediadores de comparação, aproximaram o estudo às novas tendências em pesquisas histórico-comparativas, evidenciando problemáticas da disciplina para além do intranacional, sinalizando novos horizontes investigativos no campo da educação matemática. O estudo focaliza a relação local e global, característica que marcou o MMM, quando da sua disseminação em escolas técnico-industriais de paísesdistintos destacando a importância do conhecimento de outras culturas escolares para a compreensão da forma singular como a cultura escolar da escola técnica brasileira foi impactada com a chegada do MMM, especialmente em relação às ações voltadas ao desenvolvimento profissional docente.

Biografia do Autor

Neuza Bertoni Pinto, PUCR

Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná –PUCPR. Graduada em Matemática pela FFCL de Umuarama/PR; em Pedagogia pela UFPR. Mestre em Educação pela UFPR; Doutora em Educação pela FEUSP/SP. Pesquisadora PQ- CNPq. Desenvolve pesquisa em história da educação matemática –Linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação. Pesquisadora do GHEMAT. 

Barbara Winiarski Diesel Novaes, UTFPR

Professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR –Campus Toledo. Graduada em Engenharia Elétrica (2002) e Licenciatura em Matemática (2006) pela UTFPR. Mestre e Doutora em Educação pela PUCPR. Tem experiência na Área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: história daeducação matemática, estágio supervisionado, ensino e aprendizagem da matemática. Pesquisadora do GHEMAT. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos