O Processo de Apropriação das Tecnologias na Prática Profissional dos Docentes da Área do Ensino das Ciências e Matemática: um estudo preliminar a partir da teoria das representações sociais

Autores

  • Alcina Maria Testa Braz da Silva IFRJ

Resumo

Esse estudo propõe investigar os aspectos que definem o processo de apropriação das tecnologias na prática profissional dos professores da área do Ensino das Ciências e da Matemática do ensino médio, tendo por recorte de análise o grupo de professores de Matemática. A configuração de análise corresponde às situações de ensino e aprendizagem com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. A contextualização teórica da prática profissional como processo social tem por base os estudos das Representações Sociais, segundo Moscovici. Uma análise das tecnologias como ferramentas socioculturais encaminha a discussão para compreender as concepções que difundem e circulam no cotidiano escolar como um processo de construção de representações sociais no âmbito educacional. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base na entrevista como instrumento de coleta de dados e na análise de conteúdo, o que permitiu identificar um sistema preliminar de categorias: Tecnologia X Aprendizagem; Educação a distância X Motivação. 

Biografia do Autor

Alcina Maria Testa Braz da Silva, IFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ FE-UFRJ, com formação inicial em Física/IF-UFRJ eMestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais/ COPPE-UFRJ. Concluiu o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/FAE-UFMG e atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia Social, com ênfase em Ensino de Ciências e Representações Sociais, atuando principalmente com os temas: Tecnologias da Informação e Comunicação, Ciência, Representações Sociais, Formação e Prática docente (presencial e online), Processos inclusivos e Metodologias de análise. Investigadora da Rede OINVES.net (OBSERVATORIO IBEROAMERICANO PARA LA INVESTIGACIÓN DE LA DIDÁCTICA UNIVERSITARIA EN RED/Instituição coordenadora: CIAFIC-Argentina) e da Rede OBEDUC (Observatório da Educação/ Edital 2012- CAPES-INEP- Instituição coordenadora: UFMG). 

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

Artigos