O Processo de Apropriação das Tecnologias na Prática Profissional dos Docentes da Área do Ensino das Ciências e Matemática: um estudo preliminar a partir da teoria das representações sociais
Resumo
Esse estudo propõe investigar os aspectos que definem o processo de apropriação das tecnologias na prática profissional dos professores da área do Ensino das Ciências e da Matemática do ensino médio, tendo por recorte de análise o grupo de professores de Matemática. A configuração de análise corresponde às situações de ensino e aprendizagem com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. A contextualização teórica da prática profissional como processo social tem por base os estudos das Representações Sociais, segundo Moscovici. Uma análise das tecnologias como ferramentas socioculturais encaminha a discussão para compreender as concepções que difundem e circulam no cotidiano escolar como um processo de construção de representações sociais no âmbito educacional. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base na entrevista como instrumento de coleta de dados e na análise de conteúdo, o que permitiu identificar um sistema preliminar de categorias: Tecnologia X Aprendizagem; Educação a distância X Motivação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
