Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação

Autores

  • Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré Universidade de São Paulo
  • Cristiano Rodrigues de Mattos Universidade de São Paulo

Resumo

Neste trabalho, procuramos abordar o tema da alimentação de forma abrangente, para isso, partimos de um perspectiva sócio-histórico-cultural explorando aspectos da seleção dos alimentos pelos indivíduos por meio de três critérios: epistemológico, ontológico e axiológico. Com isso, baseados na hipótese do enriquecimento do conhecimento cotidiano, articulamos conteúdos científicos à problemas relacionados aos alimentos com o objetivo de apontar para um conjunto de conhecimentos que permitam dar outros sentidos ao processo da alimentação. Desta forma, exemplificamos como a relação entre diferentes saberes contribui para enriquecer o conhecimento cotidiano sobre o tema. Nessa perspectiva pretendemos subsidiar a formação de professores de ciências com alguns instrumentos que permitam fundamentar de maneira mais clara as diferentes tomadas de decisão relativas à alimentação na vida cotidiana

Biografia do Autor

Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré, Universidade de São Paulo

Doutoranda na área Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física, IFUSP (2004) e Mestrado em Ensino de Ciências, modalidade Física, pela mesma universidade (2008). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e interdisciplinaridade. Leciona Física para nível médio de ensino desde 2004. Integra o grupo de pesquisa ECCo (Grupo de pesquisa em educação em ciências e complexidade) e atualmente é professora de Física do Colégio Rio Branco. 

Cristiano Rodrigues de Mattos, Universidade de São Paulo

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutor em Física pela mesma universidade (1997). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. É editor da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, bolsista de Produtividade do CNPq, coordenador do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, realiza pesquisa na área de ensino de ciências tendo como base a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, abordando principalmente temas relacionados com a cognição situada e incorporada, aprendizagem de conceitos, modelos de interação dialógica, interdisciplinaridade e complexidade. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo)

Downloads

Publicado

2013-05-25

Edição

Seção

Artigos