Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
Resumo
Neste trabalho, procuramos abordar o tema da alimentação de forma abrangente, para isso, partimos de um perspectiva sócio-histórico-cultural explorando aspectos da seleção dos alimentos pelos indivíduos por meio de três critérios: epistemológico, ontológico e axiológico. Com isso, baseados na hipótese do enriquecimento do conhecimento cotidiano, articulamos conteúdos científicos à problemas relacionados aos alimentos com o objetivo de apontar para um conjunto de conhecimentos que permitam dar outros sentidos ao processo da alimentação. Desta forma, exemplificamos como a relação entre diferentes saberes contribui para enriquecer o conhecimento cotidiano sobre o tema. Nessa perspectiva pretendemos subsidiar a formação de professores de ciências com alguns instrumentos que permitam fundamentar de maneira mais clara as diferentes tomadas de decisão relativas à alimentação na vida cotidiana
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
