Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software

Autores

  • Juliana Azevedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Rute Elizabete De S. Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente artigo é de um recorte de uma dissertação de mestrado que visa analisar a influência da construção de árvores de possibilidades, com e sem o uso deum software educativo, voltado para o ensino e aprendizagem da Combinatória com alunos do Ensino Fundamental. As crianças, de 5º ano, foram separadas em quatro grupos de 10 alunos, formando, assim, dois grupos experimentais e dois grupos controle. Foi realizado um pré-teste, seguido de distintas formas de intervenção e, finalmente, um pós-teste, que avaliou os avanços obtidos através das intervenções realizadas. Observou-se que alunos que constroem árvores de possibilidades, com e sem uso do software Diagramas de Árbol, avançam em seus raciocínios combinatórios, revelando que o trabalho com árvores de possibilidades pode resultar em boa estratégia de ensino para alunos dos anos iniciais.

Biografia do Autor

Juliana Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Monitora durante a graduação e Estágio docência durante a pós-graduação das disciplinas Fundamentos do Ensino de Matemática 1 e 2. Integrante do GERAÇÃO - Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório coordenado pela Professora Doutora Rute Elizabete de Souza Rosa Borba. Pesquisa na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento conceitual (estruturas aditivas e multiplicativas, em particular o raciocínio combinatório, e o papel de significados, propriedades, relações e representações simbólicas).

Rute Elizabete De S. Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco

possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e PhD pela Oxford Brookes University (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco. Na graduação ensina Fundamentos do Ensino de Matemática e Pesquisa e Prática Pedagógica. Na pós-graduação ensina Tópicos em Educação Matemática. Pesquisa e orienta estudos em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento conceitual (estruturas aditivas e multiplicativas, em particular o raciocínio combinatório, e o papel de significados, propriedades, relações e representações simbólicas), análise de livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos