Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
Resumo
O presente artigo é de um recorte de uma dissertação de mestrado que visa analisar a influência da construção de árvores de possibilidades, com e sem o uso deum software educativo, voltado para o ensino e aprendizagem da Combinatória com alunos do Ensino Fundamental. As crianças, de 5º ano, foram separadas em quatro grupos de 10 alunos, formando, assim, dois grupos experimentais e dois grupos controle. Foi realizado um pré-teste, seguido de distintas formas de intervenção e, finalmente, um pós-teste, que avaliou os avanços obtidos através das intervenções realizadas. Observou-se que alunos que constroem árvores de possibilidades, com e sem uso do software Diagramas de Árbol, avançam em seus raciocínios combinatórios, revelando que o trabalho com árvores de possibilidades pode resultar em boa estratégia de ensino para alunos dos anos iniciais.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
