A modelagem matemática nas séries iniciais: o germém da criticidade

Autores

  • Ana Virginia de Almeida Luna Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana e Escola Despertar (BA)
  • Elizabeth Gomes Souza Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Rita Cerqueira Melo Santiago

Resumo

O presente artigo visa compreender como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental podem analisar de forma crítica o papel dos modelos matemáticos em debates sociais, por meio da Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e 17 (dezessete) alunos, entre 9 (nove) e 11 (onze) anos de idade, que cursavam o quinto ano do Ensino Fundamental em uma instituição de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. Uma atividade de Modelagem sobre a construção de cisternas no semi-árido baiano foi observada e analisada com enfoque qualitativo. Os diálogos entre as crianças e a professora foram transcritos e, quando analisados, indicaram que a inserção da Modelagem nas séries iniciais possibilita que as crianças percebam a presença dos modelos matemáticos na sociedade e suas implicações sociais, políticas e econômicas em diversos segmentos da Sociedade.

Biografia do Autor

Ana Virginia de Almeida Luna, Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana e Escola Despertar (BA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira
de Santana e Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- Ba; Mestre em Educação Especial (área de concentração: Matemática) pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / CELAEE - CUBA; Especialista em Educação Matemática - UCSAL, Doutoranda do
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente membro do Núcleo de Pesquisas em Modelagem Matemática- NUPEMM, da UEFS; Coordenadora do Núcleo de Educação Matemática de Feira de Santana - NEEMFS, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Bahia (SBEM-BA); Professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana e Diretora Pedagógica da Escola Despertar-Ba. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Formação Docente.

Elizabeth Gomes Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade
Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta do Instituto de Educação Matemática e Científica da
Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Científica (UFPA). Integrante do Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM/UFPA).

Ana Rita Cerqueira Melo Santiago

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de
Feira de Santana; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Menino Jesus de Praga; Assessora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe e Professora do Ensino Fundamental da Escola Despertar em Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2009-07-01