Educação científica na mídia impressa brasileira: avaliação da divulgação de biologia celular em jornais e revistas selecionados
Resumo
É indiscutível o recente desenvolvimento das pesquisas na área de Biologia Celular e seus impactos para a sociedade. O presente trabalho analisou dois jornais diários e três revistas semanais de grande circulação, entre setembro de 2004 e julho de 2005, a fim de avaliar a qualidade da divulgação promovida no Brasil na área de Biologia Celular. As reportagens foram categorizadas e analisadas quantitativa e qualitativamente. Os resultados apontam: relevante massa de informação, mas com perfil heterogêneo quanto à importância dada pela mídia impressa à área, a julgar pela discrepância de temas e número de matérias veiculadas pelos jornais e revistas analisados; abordagem majoritariamente científica das matérias, seguida por abordagens política, legal, ética, religiosa e, finalmente, econômica; carência de citação de fontes das informações veiculadas e, em casos excepcionais, referência unicamente a periódicos científicos internacionais; angulação positiva na maioria das notícias.
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Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY