A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações

Autores

  • Maurivan Güntzel Ramos Faculdade de Química e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosário Lima Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Bernardes da Rocha Filho Faculdade de Física e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

No presente artigo é relatada uma pesquisa, que analisa nove dissertações de um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de 135 defendidas no período de 2004 a 2008, as quais têm em comum os fundamentos do Educar pela Pesquisa. O objetivo central da pesquisa é compreender como os princípios da Educação pela Pesquisa apresentam-se nas dissertações de mestrado em educação em Ciências e Matemática analisadas e as contribuições dessas dissertações para essa área. As dissertações foram analisadas segundo as
categorias: problematização associada à Educação pela Pesquisa; perspectiva conceitual sobre a Educação pela Pesquisa; metodologias de pesquisa empregadas; resultados principais observados e conclusões relevantes dos estudos. Como principal conclusão, afirmamos que a realização de pesquisa na área de Ciências e Matemática, com envolvimento direto dos alunos ou de professores promove a reflexão e contribui para a constituição do “ser professor” e para a qualificação de sua prática docente.

Biografia do Autor

Maurivan Güntzel Ramos, Faculdade de Química e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Química e Químico (PUCRS), Mestre em
Educação (UFRGS), Doutor em Educação (PUCRS). Atualmente é professor Titular da PUCRS, atuando no Programas de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Química da Faculdade de Química. Coordena o projeto “Interação Museu-
Escola-Formação de Professores-Comunidade: Ações de popularização da ciência e de acompanhamento e avaliação do nível de alfabetização científica e tecnológica”, apoiado pelo CNPq. Coordena os grupos de pesquisa Educação em Química e Educação em Ciências e Matemática.

Valderez Marina do Rosário Lima, Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências e em Biologia (PUCRS), Mestre e Doutora em Educação (PUCRS). Atualmente é professora adjunta da PUCRS, atuando no Programas de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática, no Curso de Pedagogia da FACED/PUCRS e na Pró-Reitoria de Graduação.

João Bernardes da Rocha Filho, Faculdade de Física e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física (PUCRS), Especialista em
Metodologia do Ensino Superior (PUCRS), Mestrado em Educação (PUCRS), Especialista em Psicossomática (FACIS), Doutor em Metrologia e Instrumentação (UFSC). Atualmente é professor titular da Faculdade de Física da PUCRS, atuando no Programas de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática e no Curso de Física – Física Médica e Licenciatura. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física GPEF e do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Espiritualidade (GIEPE).

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Publicado

2009-11-01

Edição

Seção

Artigos