Tratamento da Problemática Socioambiental no Ensino Médio por Meio da Prática Interdisciplinar em Projeto de Formação Docente

Autores

  • Carla Gracioto Panzeri Universidade Federal de Alfenas
  • Laerte Alberto Jr. Escola Carlos Gomes
  • Maurício Compiani Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar pesquisa acerca do tratamento da problemática socioambiental por meio de uma abordagem interdisciplinar construída no cotidiano escolar, no âmbito de um projeto de formação continuada de professores. Tal prática interdisciplinar foi elaborada para tratar os problemas socioambientais observados na área de entorno da unidade escolar envolvida no referido projeto. O procedimento elaborado pelos professores visando o tratamento integrado das questões socioambientais locais teve como cerne as Aulas Integrativas Formativas (AIF). Estas fizeram parte de uma proposta de reorganização do processo de ensino aprendizagem e do trabalho cooperativo entre os professores, por meio de uma dinâmica reflexiva e investigativa educacional. Consideramos que essa proposta privilegiou o diálogo entre os conhecimentos específicos de cada disciplina, no sentido de elaborar um processo explicativo da realidade local por meio do estabelecimento de um conjunto socialmente identificado de problemas, objetivos e soluções.

Biografia do Autor

Carla Gracioto Panzeri, Universidade Federal de Alfenas

possui graduação em Engenharia Florestal (1998), mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2003), Doutorado em Ciências (2010)pela Universidade Estadual de Campinas. Participou da equipe de coordenação do projeto “Ribeirão Anhumas na Escola” sobre o tema conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana, com apoio da FAPESP Ensino Público (2006/1558-1) e do Programa Petrobras Ambiental. Atuou como tutora de ensino a distância do curso de Especialização em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo na modalidade à distância no Projeto intitulado “REDEFOR –Programa Rede de Formação Docente”. Foi professora de Gestão Ambiental (Curso de Engenharia Ambiental) e Ecologia Geral (Curso de Licenciatura em Biologia, modalidade à Distância) na Universidade Federal de Alfenas (Unifal –MG). 

Laerte Alberto Jr., Escola Carlos Gomes

Graduação em Sociologia, Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo, E.E. Carlos Gomes, Campinas/SP. Participou do projeto “Ribeirão Anhumas na Escola”

Maurício Compiani, Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), Mestrado em Educação (1988) e Doutorado em Educação (1996) pela Universidade Estadual de Campinas. É Livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e professor Titular (2010) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino de ciências e educação ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, ensino de geociências, ensino-aprendizagem, investigações em sala de aula, formação continuada de professores, discursos em sala de aula e pedagogia crítica do lugar/ambiente. Foi coordenador de graduação do Instituto de Geociências e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra. Desde 2004 é líder do Grupo de Pesquisa de Educação Aplicada às Geociências. Desde 1997 recebe bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. De 2007 a 2010 coordenou o projeto “Ribeirão Anhumas na Escola” sobre o tema conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana, com apoio da FAPESP Ensino Público (2006/1558-1) e do Programa Petrobras Ambiental. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos