Tratamento da Problemática Socioambiental no Ensino Médio por Meio da Prática Interdisciplinar em Projeto de Formação Docente
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar pesquisa acerca do tratamento da problemática socioambiental por meio de uma abordagem interdisciplinar construída no cotidiano escolar, no âmbito de um projeto de formação continuada de professores. Tal prática interdisciplinar foi elaborada para tratar os problemas socioambientais observados na área de entorno da unidade escolar envolvida no referido projeto. O procedimento elaborado pelos professores visando o tratamento integrado das questões socioambientais locais teve como cerne as Aulas Integrativas Formativas (AIF). Estas fizeram parte de uma proposta de reorganização do processo de ensino aprendizagem e do trabalho cooperativo entre os professores, por meio de uma dinâmica reflexiva e investigativa educacional. Consideramos que essa proposta privilegiou o diálogo entre os conhecimentos específicos de cada disciplina, no sentido de elaborar um processo explicativo da realidade local por meio do estabelecimento de um conjunto socialmente identificado de problemas, objetivos e soluções.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY