Visão Discente do Papel da Preceptoria Médica na Formação dos Alunos de Medicina
Resumo
A formação médica se caracteriza, ainda, na observação da prática, com a passagem de ensinamentos dos mais velhos aos mais novos. Essa função é feita pelo preceptor e tem por objetivo auxiliar o discente a adquirir a sua autonomia e prepara-lo para a transição acadêmico-profissional. O presente estudo procurou identificar os comportamentos dos preceptores que contribuem para facilitar a formação reflexiva dos discentes de Medicina. A pesquisa foi realizada com cinquenta discentes do curso de Medicina da Universidade Gama Filho atuando no internato e que concordaram em preencher e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Optamos por realizar estudo descritivo abordando a metodologia qualitativa, com base na análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Demonstrou-se que os discentes valorizam a preceptoria médica e que avaliam positivamente as habilidades não cognitivas relacionais, a didática, o conhecimento do tema e a paixão pelo magistério como comportamentos fundamentais para estimular formação reflexiva.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
