Visão Discente do Papel da Preceptoria Médica na Formação dos Alunos de Medicina

Autores

  • Fabiano Malzac Franco Universidade Gama Filho
  • Marco Aurélio de Azambuja Montes Universidade Gama Filho
  • Adriano Rosa da Silva Universidade Gama Filho

Resumo

A formação médica se caracteriza, ainda, na observação da prática, com a passagem de ensinamentos dos mais velhos aos mais novos. Essa função é feita pelo preceptor e tem por objetivo auxiliar o discente a adquirir a sua autonomia e prepara-lo para a transição acadêmico-profissional. O presente estudo procurou identificar os comportamentos dos preceptores que contribuem para facilitar a formação reflexiva dos discentes de Medicina. A pesquisa foi realizada com cinquenta discentes do curso de Medicina da Universidade Gama Filho atuando no internato e que concordaram em preencher e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Optamos por realizar estudo descritivo abordando a metodologia qualitativa, com base na análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Demonstrou-se que os discentes valorizam a preceptoria médica e que avaliam positivamente as habilidades não cognitivas relacionais, a didática, o conhecimento do tema e a paixão pelo magistério como comportamentos fundamentais para estimular formação reflexiva. 

Biografia do Autor

Fabiano Malzac Franco, Universidade Gama Filho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Residência Médica na área de Ginecologia e Obstetrícia em 2005 e Pós-graduação em Cirurgia Videolaparoscópica Ginecológica pela FIOCRUZ 2006. Titulação de especialista em ginecologia e obstetrícia (TEGO) pela FEBRASGO. Atualmente é professor de Ginecologia, da Faculdade de Medicina, da Universidade Gama Filho, na 28º Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e professor do curso de Pós Graduação de Ginecologia e Mastologia da 28º Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Mestrando em Ensino na Saúde na Universidade Gama Filho Rio de Janeiro. Tem experiência em área de Ensino Médico, Ginecologia e Obstetrícia, Preceptoria médica, trabalhando como preceptor médico em campo prático ambulatorial e cirúrgico com alunos da graduação de Medicina. 

Marco Aurélio de Azambuja Montes, Universidade Gama Filho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1981), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Gama Filho (1984), especialização em Ginecologia e Obstetrícia pelo Conselho Regional de Medicina (1988), especialização em Anatomia Humana pela Universidade Estácio de Sá (2002), mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2000) e doutorado em ensino pela FIOCRUZ (2009). Atualmente é Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Gama Filho e Professor Adjunto 2 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade, Ginecologia e Obstetrícia, Preceptoria Médica. No magistério dedica-se desde sua graduação em 1981 ao ensino da Anatomia Humana. É professor do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Gama Filho atuando na linha de pesquisa de preceptoria na saúde. 

Adriano Rosa da Silva, Universidade Gama Filho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Educação Física e Cultura na Universidade Gama Filho. Atualmente trabalha como professor em regime de tempo integral(RTI) na Universidade Gama Filho fazendo parte do Núcleo Docente Estruturante do curso de História e integrando o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Concentra sua experiência na área de Sociologia e Antropologia mantendo interesse, estudos e orientações sobre a corporeidade moderna, envelhecimento e educação atuando principalmente com os seguintes temas: cultura, educação, sociologia do conhecimento, corpo, envelhecimento, saúde, ética, qualidade de vida e esporte. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos