A pesquisa baseada em design em artigos científicos sobre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciências

Autores

  • Paula Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.
  • Taís Rabetti Giannella Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar artigos no campo do ensino de ciências que se apóiam na metodologia da Pesquisa baseada em Design para pesquisa e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mediados pelas TICs. O foco da análise é compreender: (1) os problemas educativos abordados; (2) as teorias de aprendizagem eleitas para nortear o desenvolvimento das intervenções pedagógicas; (3) as características das intervenções e (4) os conhecimentos construídos a partir das pesquisas. Quatorze artigos foram selecionados para a análise a partir de um levantamento no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De forma geral, os artigos apresentam um posicionamento crítico sobre o ensino de ciências, investigando problemas educativos, teorias, intervenções e conhecimentos no sentido de buscar modelos inovadores de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o aporte da PBD constitui um possível caminho metodológico para integrar pesquisa e prática no campo de ensino de ciências.

Biografia do Autor

Paula Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Ecologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999); especialização em Tecnologia Educacional nas
Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004); mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006); especialização em design instrucional para cursos on-line pela Universidade Federal de Juiz de
Fora (2007).

Taís Rabetti Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação - Boston University (1986) e doutorado em Educação - Boston University (1992). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Edição

Seção

Artigos