Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
Resumo
Neste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
