Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem

Autores

  • Thiago Farias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Dos Santos Simões Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizabeth Cristine Adam Trindade Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Neste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. 

Biografia do Autor

Thiago Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestre em Educação Científica e Tecnológica na mesma instituição (2013). Atua principalmente com os temas: atividades experimentais, ensino de Física e formação de professores. Bolsista do CNPq - Brasil. 

Bruno Dos Santos Simões, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), mestre em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atua principalmente com os temas: ensino de Física, afetividade, autoeficácia, Teoria da Atribuição e formação de professores. 

Elizabeth Cristine Adam Trindade, Universidade Federal de Santa Catarina

é licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica na mesma instituição. Professora do ensino básico, dedicando-se a pesquisar temas como: atividades experimentais, afetividade, ensino de Física e formação de professores.

Downloads

Publicado

2013-10-03

Edição

Seção

Artigos