Ensino de Gênero e Sexualidade: diálogo com a perspectiva de currículo CTS
Abstract
Neste artigo desenvolvemos uma reflexão sobre desafios e possibilidades na abordagem de gênero e sexualidade no currículo de ciências em diálogo com a concepção CTS. Realizamos reflexão pautada nos Estudos Culturais que postula o sujeito sempre em processo de constituição identitária; pressupomos gênero e sexualidade como construções históricas e sociais constituídas por discursos e práticas e entendemos o cotidiano escolar como espaço formativo onde ocorrem importantes processos de disciplina e normalização. A discussão aponta a centralidade das disciplinas de ciências nas abordagens de gênero e sexualidade; ressalta que tais abordagens possuem repercussões amplas que envolvem práticas sociais e políticas públicas; aborda, com base nas reflexões promovidas pelo currículo CTS, as críticas ao currículo prescritivo, ressaltando o papel do/a professor/ano estabelecimento de pontes entre as experiências cotidianas e os conteúdos de sexualidade. Estudos como este contribuem para ampliação das possibilidades de abordagem dos conteúdos de gênero e sexualidade na escola.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and publishing rights to their works without restrictions.
By submitting their manuscripts, authors grant Revista Alexandria the exclusive right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, provided that appropriate credit is given to the author(s) and the original publication in this journal.
Authors are also permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of their work in this journal (for example, depositing it in an institutional repository, posting it on a personal website, publishing translations, or including it as a book chapter), provided that authorship and the original publication in Revista Alexandria are properly acknowledged.
