Ensino de Gênero e Sexualidade: diálogo com a perspectiva de currículo CTS

Autores

  • Ana Cristina Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo desenvolvemos uma reflexão sobre desafios e possibilidades na abordagem de gênero e sexualidade no currículo de ciências em diálogo com a concepção CTS. Realizamos reflexão pautada nos Estudos Culturais que postula o sujeito sempre em processo de constituição identitária; pressupomos gênero e sexualidade como construções históricas e sociais constituídas por discursos e práticas e entendemos o cotidiano escolar como espaço formativo onde ocorrem importantes processos de disciplina e normalização. A discussão aponta a centralidade das disciplinas de ciências nas abordagens de gênero e sexualidade; ressalta que tais abordagens possuem repercussões amplas que envolvem práticas sociais e políticas públicas; aborda, com base nas reflexões promovidas pelo currículo CTS, as críticas ao currículo prescritivo, ressaltando o papel do/a professor/ano estabelecimento de pontes entre as experiências cotidianas e os conteúdos de sexualidade. Estudos como este contribuem para ampliação das possibilidades de abordagem dos conteúdos de gênero e sexualidade na escola. 

Biografia do Autor

Ana Cristina Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia (PUC-Rio), especialização em Psicologia Hospitalar (UERJ), especialização em Comunicação em Saúde (ICICT/ FIOCRUZ), mestrado em Tecnologias Educacionais em Ciências e Saúde (NUTES/ UFRJ) e atualmente é doutoranda no Programa de pós graduação Educação em Ciências e Saúde no Laboratório de Linguagens e Mediações (LLM/NUTES/UFRJ) tendo como tema de pesquisa: educação sexual, gênero, sexualidade, identidade, currículo e processos de subjetivação. Tem experiência na área de Psicologia, Educação em Saúde, Saúde Pública (pesquisa) e Comunicação em Saúde. 

Vera Helena Ferraz de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia ( University of Texas at Austin), mestrado em Tecnologia Educacional (Instituto Nacional de Pesquisas Espa-ciais/INPE) e doutorado em Educação (Columbia University). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ. Foi diretora do NUTES e coordenou o Programa de pós graduação Educação em Ciências e Saúde/NUTES/UFRJ, sendo atualmente docente nesse programa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos deslocamentos sócio culturais introduzidos na contemporaneidade, principalmente através da mídia, atuando nos seguintes temas: educação em saúde, gênero e sexualidade, mídia e educação e tecnologia educacional. 

Downloads

Publicado

2013-09-26

Edição

Seção

Artigos