Vozes epistemológicas e pedagógicas nos parâmetros curriculares nacionais de Biologia

Autores

  • Gabriela Borges Instituto de Biologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Flavia Rezende Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

Pesquisas na área de Educação em Ciências têm demonstrado que as concepções da natureza da ciência constituem importante dimensão da prática do professor, implicando diferentes posturas frente ao conhecimento e ao seu papel de educador. Supondo que visões epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Biologia influenciam a prática pedagógica dessa disciplina, investigamos aspectos epistemológicos e pedagógicos
do discurso apresentado no documento. A filosofia da linguagem de Bakhtin serviu como referência para a análise. Foi possível perceber que o documento se apropria majoritariamente da voz do racionalismo contemporâneo, mas, ao incorporar também gêneros discursivos que ecoam a voz do empirismo, acaba expressando ambiguidade epistemológica. Por outro lado, a composição de gêneros discursivos coerentes com o racionalismo contemporâneo
com o currículo por competências acaba por conferir ambigüidade também à sua proposta pedagógica.

Biografia do Autor

Flavia Rezende, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

licenciou-se em Física pela UFRJ em 1980 e atuou no ensino médio público e privado por 10 anos. Concluiu o mestrado em Educação na UFRJ em 1988 e o Doutorado em Educação pela PUC-RJ em 1996. Atualmente, como professora associada do Programa de Pós-Graduação “Educação em Ciências e Saúde” do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro pesquisa a educação em ciências na perspectiva sociocultural, o que permite problematizar a relação entre agentes, ferramentas culturais (com ênfase na linguagem) e os cenários onde os processos educativos estão situados.

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Publicado

2010-07-01

Edição

Seção

Artigos