A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências

Iône Inês Pinsson Slongo, Nadir Castilho Delizoicov, Jéssica Menezes Rosset

Resumo


Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores. Inicialmente, realiza uma revisão de estudos que tomam como objeto de análise a pesquisa sobre formação de professores no Brasil e em outros países. Na sequência, apresenta resultados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências Naturais, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), particularmente nas seções de comunicações orais. No foco do estudo, estiveram a frequência da pesquisa, as instituições de ensino superior ligadas à sua produção, as áreas de origem, os níveis de ensino, os sujeitos envolvidos e a modalidade de formação abordada. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores difundida em uma década de ocorrência do evento. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação inicial e pesquisa sobre formação continuada de professores, foi possível inferir que essa produção recebeu significativa influência do movimento de valorização da formação e da profissionalização dos professores, movimento oriundo de diferentes países, a partir de 1990.


Palavras-chave


Pesquisa sobre formação de professores; Comunicações orais do ENPEC; Educação em ciências

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/%25x

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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