A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação
Resumo
O presente estudo investiga possíveis contribuições da conceituação científica no contexto de uma proposta didático-pedagógica de Ciências/Física baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Organizou-se a proposta com base no tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”, na disciplina de Ciências, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabuna-BA, em que as atividades foram desenvolvidas com base nos Momentos Pedagógicos. Os registros foram obtidos por meio de diário, gravações em áudio e produções dos alunos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir da categoria a priori da conceituação científica. Dentre os resultados, constatou-se que: as interlocuções entre a perspectiva freireana e o ENCI potencializaram a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos se apropriaram de algumas palavras representativas de conceitos físicos com base em um problema local, assim como as atividades do ENCI contribuíram para a sistematização do conhecimento científico no contexto dos Momentos Pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY