A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação
Resumo
O presente estudo investiga possíveis contribuições da conceituação científica no contexto de uma proposta didático-pedagógica de Ciências/Física baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Organizou-se a proposta com base no tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”, na disciplina de Ciências, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabuna-BA, em que as atividades foram desenvolvidas com base nos Momentos Pedagógicos. Os registros foram obtidos por meio de diário, gravações em áudio e produções dos alunos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir da categoria a priori da conceituação científica. Dentre os resultados, constatou-se que: as interlocuções entre a perspectiva freireana e o ENCI potencializaram a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos se apropriaram de algumas palavras representativas de conceitos físicos com base em um problema local, assim como as atividades do ENCI contribuíram para a sistematização do conhecimento científico no contexto dos Momentos Pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
