Aprendizagem de Conceitos de Geometria Esférica e Hiperbólica no Ensino Médio Sob a Perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa Usando Uma Sequência Didática

Autores

  • Wanderley P. Brum Universidade Regional de Blumenau
  • Elcio Schumacher Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O estudo de Geometria Esférica e Hiperbólica, devido sua importância, é um dos conteúdos mais ressaltados entre diversos pesquisadores no ensino de Matemática. Entretanto, devido sua complexidade dos conceitos relacionados a esse tema, aliada a carência de linhas metodológicas para sua abordagem em sala de aula, dificulta o pensar do estudante de compreender o mundo que vive. Com isso, neste artigo apresentamos um relato parcial de uma pesquisa de mestrado, de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo analisar se a utilização de diferentes atividades, por meio de uma sequência didática para o ensino de Geometria Esférica e Hiperbólica, permite aos estudantes do Ensino Médio, compreender a existência de uma pluralidade de modelos geométricos no espaço em que vivem. Para isso, realizamos uma pesquisa participante com 14 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina. A pesquisa foi embasada e discutida à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa foi dividida em três momentos: no primeiro foi aplicado um pré-teste, no segundo momento ocorreu a aplicação da sequência didática, e por fim, foi aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam que, após a sequência didática a maioria dos estudantes conseguiram assimilar, diferenciar e reconciliar conceitos de Geometria Euclidiana, Esférica e Hiperbólica. Por ser um tema ainda novo nos bancos escolares, houve estudantes que permaneceram com um posicionamento euclidiano frente ao problema não euclidiano. 

Biografia do Autor

Wanderley P. Brum, Universidade Regional de Blumenau

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), e mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professor - E.E.B. Professora Olivia Bastos e professor da FACULDADE AVANTIS de Ensino em Balneário Camboríu, onde leciona as disciplinas de Cálculo, Estatística, Bioestatística, Matemática básica. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de matemática, aprendizagem significativa, geometria não euclidiana, didática para o ensino de matemática. 

Elcio Schumacher, Universidade Regional de Blumenau

é licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Física e doutor em Química. Atualmente é PROFESSOR DO QUADRO - CONCURSADO da Fundação Universidade Regional de Blumenau, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção de Conceitos, Ensino de Ciências e Ensino de Física. É coordenador do Mestrado de Ciências Naturais e Matemática, e desenvolve a sua linha de pesquisa nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação Tecnológica, Ciências para Todos. 

Downloads

Publicado

2014-05-12

Edição

Seção

Artigos