A matemática como disciplina da academia de comércio de Santa Catarina
Resumo
Este artigo objetiva caracterizar o ensino de matemática na Academia de Comércio de Santa Catarina, notadamente nas décadas de 1930 e 1940. É embasado na análise documental que reuniu fontes primárias como livros didáticos, listagens de pontos de prova, discriminações mensais de conteúdo e provas de alunos. Atende ao referencial teórico de Chervel (1990) que trata da abordagem histórica das disciplinas escolares. Os resultados indicam de que modo os elementos curriculares da matemática à época, determinados pela legislação específica – as finalidades de objetivo – foram absorvidos e veiculados no ensino de matemática, transformando-se em finalidades reais. Tal perspectiva de abordagem curricular permite identificar aspectos didático-pedagógicos que compõem a história dessa disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY