A matemática como disciplina da academia de comércio de Santa Catarina

Juliano Espezim Soares Faria, Ademir Valdir dos Santos, Ione Ribeiro Valle

Resumo


Este artigo objetiva caracterizar o ensino de matemática na Academia de Comércio de Santa Catarina, notadamente nas décadas de 1930 e 1940. É embasado na análise documental que reuniu fontes primárias como livros didáticos, listagens de pontos de prova, discriminações mensais de conteúdo e provas de alunos. Atende ao referencial teórico de Chervel (1990) que trata da abordagem histórica das disciplinas escolares. Os resultados indicam de que modo os elementos curriculares da matemática à época, determinados pela legislação específica – as finalidades de objetivo – foram absorvidos e veiculados no ensino de matemática, transformando-se em finalidades reais. Tal perspectiva de abordagem curricular permite identificar aspectos didático-pedagógicos que compõem a história dessa disciplina. 


Palavras-chave


história das disciplinas; ensino técnico; história da educação matemática

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/%25x

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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