A matemática como disciplina da academia de comércio de Santa Catarina
Resumo
Este artigo objetiva caracterizar o ensino de matemática na Academia de Comércio de Santa Catarina, notadamente nas décadas de 1930 e 1940. É embasado na análise documental que reuniu fontes primárias como livros didáticos, listagens de pontos de prova, discriminações mensais de conteúdo e provas de alunos. Atende ao referencial teórico de Chervel (1990) que trata da abordagem histórica das disciplinas escolares. Os resultados indicam de que modo os elementos curriculares da matemática à época, determinados pela legislação específica – as finalidades de objetivo – foram absorvidos e veiculados no ensino de matemática, transformando-se em finalidades reais. Tal perspectiva de abordagem curricular permite identificar aspectos didático-pedagógicos que compõem a história dessa disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
