O que sabemos sobre a pesquisa brasileira voltada à educação em museus de ciências?

Autores

  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • João José Caluzi Universidade Estadual Paulista

Resumo

Os últimos quarenta anos evidenciam grande crescimento da pesquisa em educação em ciências no Brasil (TEIXEIRA, 2008). Diante do volume de produção científica da área, são necessários estudos de caráter inventariante e descritivo, denominados pesquisas de estado da arte, ainda pouco encontrados na literatura científica brasileira, em especial no campo da educação em ciências. Nesse contexto, o objetivo principal da pesquisa que originou este artigo residiu na identificação e descrição das principais características e tendências das pesquisas brasileiras desenvolvidas em uma subárea da educação em ciências, a educação em museus de ciências. O estudo considerou trabalhos divulgados sob a forma de dissertações e teses no período de 1970 a 2010, analisando o quantitativo desta produção ao longo do tempo, sua procedência e seu conteúdo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, que realiza uma análise documental, caracterizando-se como estudo de revisão bibliográfica. Foram mapeados 153 trabalhos, defendidos predominantemente no eixo Rio-São Paulo, em sua maioria na última década, evidenciando que a área em questão caracteriza-se emergente no campo da educação em ciências. 

Biografia do Autor

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo [São Carlos], especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Bauru). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

João José Caluzi, Universidade Estadual Paulista

Possui bacharelado (1989), mestrado (1991) e doutorado (1995) em Física pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin”; da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2010/2011, realizou estágio de pós-doutoramento no “Centre de Recherche en Histoire des Sciences et des Techniques”. Atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru) - Faculdade de Ciências. Coordena o Centro de Divulgação e Memória da Ciência e Tecnologia (CDMCT). Também é professor do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Unesp/FC e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS. 

Downloads

Publicado

2014-11-12

Edição

Seção

Artigos