A ciência reguladora e precaucionária na análise dos riscos tecnológicos
Resumo
Este artigo discute a ciência reguladora e precaucionária à luz dos riscos tecnológicos, entendidos como resultado do desenvolvimento tecnocientífico na sociedade. Inicialmente é considerada a contextualização social da ciência e tecnologia e a caracterização da sociedade tecnocientífica. Segue-se a apreciação dos riscos tecnológicos para então expor o conceito de ciência reguladora, enfatizando sua contribuição na orientação das políticas de regulação em ciência e tecnologia. Evidenciado o princípioda precaução na essência da ciência precaucionária, destaca-se, finalmente, a contribuição da conjugação do modelo regulador e precaucionário para a análise e gestão dos riscos tecnológicos. Visando à área de educação o texto discute por fim os desafios da formação cidadã em C&T e os benefícios da admissão da temática nos currículos escolares
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY