A ciência reguladora e precaucionária na análise dos riscos tecnológicos
Resumen
Este artigo discute a ciência reguladora e precaucionária à luz dos riscos tecnológicos, entendidos como resultado do desenvolvimento tecnocientífico na sociedade. Inicialmente é considerada a contextualização social da ciência e tecnologia e a caracterização da sociedade tecnocientífica. Segue-se a apreciação dos riscos tecnológicos para então expor o conceito de ciência reguladora, enfatizando sua contribuição na orientação das políticas de regulação em ciência e tecnologia. Evidenciado o princípioda precaução na essência da ciência precaucionária, destaca-se, finalmente, a contribuição da conjugação do modelo regulador e precaucionário para a análise e gestão dos riscos tecnológicos. Visando à área de educação o texto discute por fim os desafios da formação cidadã em C&T e os benefícios da admissão da temática nos currículos escolares
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
