A ciência reguladora e precaucionária na análise dos riscos tecnológicos

Autores

  • Carlos Silva de Jesus CEFET/RJ
  • Bruno Stefoni Böck CEFET/RJ
  • Álvaro Chrispino CEFET/RJ

Resumo

Este artigo discute a ciência reguladora e precaucionária à luz dos riscos tecnológicos, entendidos como resultado do desenvolvimento tecnocientífico na sociedade. Inicialmente é considerada a contextualização social da ciência e tecnologia e a caracterização da sociedade tecnocientífica. Segue-se a apreciação dos riscos tecnológicos para então expor o conceito de ciência reguladora, enfatizando sua contribuição na orientação das políticas de regulação em ciência e tecnologia. Evidenciado o princípioda precaução na essência da ciência precaucionária, destaca-se, finalmente, a contribuição da conjugação do modelo regulador e precaucionário para a análise e gestão dos riscos tecnológicos. Visando à área de educação o texto discute por fim os desafios da formação cidadã em C&T e os benefícios da admissão da temática nos currículos escolares

Biografia do Autor

Carlos Silva de Jesus, CEFET/RJ

É Mestrando em Tecnologia no PPTEC/CEFET-RJ. Tem especialização em Gestão Pública e graduação em Ciências Contábeis pela UCP. Atualmente ocupa o cargo de Contador na UnED Petrópolis do CEFET/RJ. 

Bruno Stefoni Böck, CEFET/RJ

É Mestrando em Tecnologia no PPTEC/CEFET-RJ. Tem especialização em Engenharia de Produção e graduação em Administração pelo CEFET/RJ. Atualmente ocupa o cargo de Administrador na Universidade Federal Fluminense. 

Álvaro Chrispino, CEFET/RJ

É Doutor em Educação pela UFRJ. Professor dos Programas de Pós-graduação do CEFET/RJ. 

Downloads

Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Artigos