Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos

Autores

  • Alexandre Branco Monteiro Universidade Luterana do Brasil
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil

Resumo

O presente artigo apresenta as principais dificuldades de um grupo de alunos na resolução de testes adaptativos envolvendo o conteúdo de frações. O experimento foi realizado com 19 alunos, do 7º ano do Ensino Fundamental, com testes adaptativos implementados no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). Esta análise fez parte da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado, intitulada “Estudos de recuperação do conteúdo de frações com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação”. O objetivo desse artigo é identificaras principais dificuldades desses alunos com base na análise de dados realizada na pesquisa de mestrado. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades nos testes envolvendo conceito, equivalência, simplificação e comparação de frações, e por outro lado tiveram um bom desempenho nos testes envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com frações. 

Biografia do Autor

Alexandre Branco Monteiro, Universidade Luterana do Brasil

Bolsista de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) / Coordenação de Aperfeiçoamento ao Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/ULBRA). Graduado em Licenciatura em Matemática (ULBRA). Áreas de atuação nos seguintes temas: Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Matemática. 

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialização em Matemática pela UNISINOS, doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna, Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada, Ensino e Aprendizagem em Matemática. 

Downloads

Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Artigos