O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano

Autores

  • Elaine Cristine do Amarante Matos Universidade Federal do Sergipe
  • Myrna Landim Universidade Federal do Sergipe

Resumo

Os livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada. 

Biografia do Autor

Elaine Cristine do Amarante Matos, Universidade Federal do Sergipe

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela universidade Federal de Sergipe (2013). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Ensino de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Botânica, Estudos Culturais e Pluralismo Metodológico. 

Myrna Landim, Universidade Federal do Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Recursos Naturais - Universitat Bremen (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: mata atlântica, manguezais, restingas, ecologia de comunidades, ensino de ciências e educação ambiental. 

Downloads

Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos