Modelagem matemática & resolução de problemas, projetos e etnomatemática: pontos confluentes

Autores

  • Maria Salett Biembengut Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste artigo apresentam-se os pontos confluentes entre as vertentes: Modelagem Matemática, Resolução de Problema, Projeto e Etnomatemática, como métodos de pesquisa e de ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa documental, pois as fontes são publicações de autores reconhecidos e referenciados em várias produções acadêmicas. A pesquisa mostrou que há elementos que ligam estruturalmente esses métodos, no ‘querer saber’ – método de pesquisa. Como a Educação deve promover conhecimento, instigar o ‘querer saber’, na disciplina de Matemática ou de Ciências, orienta-se a um desses métodos no ‘querer ensinar’, pois, em cada um deles, requer do estudante: conhecimento do tema relativo à situação-problema e do conteúdo (matemático ou ciências) que pode levar a solução; método nas fases a percorrer; instrumentos tecnológicos para dar suporte a solução dos dados; estética na expressão que permita a outrem compreender; e ética na comunicação das ideias resultantes. 

Biografia do Autor

Maria Salett Biembengut, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É Matemática, especialização na UNICAMP, mestra em Educação Matemática pela UNESP, doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC e pós-doutora em Educação pela USP e pela University of New Mexico (USA). Na Universidade Regional de Blumenau atuou de 1990-2010 no Departamento de Matemática e nos Programas de Pós-Graduações em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática; aposentou-se em 2010. Desde agosto de 2010, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS atua na Faculdade de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Foi professora visitante das Faculdades de Educação da Universidade de Salamanca – Espanha (2003;2012;2014); de Matemática da Technische Universitat de Dresden – Alemanha (2009), Lappeenranta University of Technology e da Tampere University of Technology – Finlândia (2012). Dedica-se à pesquisaem Modelagem Matemática na Educação desde 1986. Publicou dezenas de artigos, livros e capítulos de livros. Orientou dezenas produções acadêmicas. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (1992-1995) e do Comitê Interamericano de Educação Matemática – CIAEM (2003-2007). Idealizou e fundou o Centro de Referência em Modelagem Matemática no Ensino - CREMM. 

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Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Artigos