Formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir das abordagens das estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura

Autores

  • Alessandra Aparecida Viveiro Universidade Estadual de Campina
  • Luciana Maria Lunardi Campos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

ensino de ciências, formação inicial de professores, estratégias de ensino e aprendizagem

Resumo

Desenvolvemos um estudo de caso que teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura em ciências e quais as possíveis influências dessa formação sobre a prática pedagógica dos educadores. A análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevistas com docentes e discentes. Há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área específica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório, e os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificadas, muitos licenciandos incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e reelaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidade. 

Biografia do Autor

Alessandra Aparecida Viveiro, Universidade Estadual de Campina

É licenciada em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do Grupo Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais (UNESP) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Ciência e Ensino - gepCE (Unicamp) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (UNESP). Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e formação de professores. 

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Educação pela UNESP. Atualmente, é professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP Campus Botucatu e no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência, da Faculdade de Ciências da UNESP Campus Bauru e líder do Grupo Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais (UNESP). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com formação de professores, prática pedagógica e Ensino de Ciências. 

Downloads

Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Artigos