Tema gerador e a relação universidade-escola: percepções de professoras de ciências de uma escola pública em Ilhéus-BA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p3Resumo
Investigam-se contribuições e dificuldades identificadas por professoras da Educação Básica na construção de atividades didático-pedagógicas, a partir de um Tema Gerador, em conjunto com um grupo de estudos da Universidade Estadual de Santa Cruz. Os procedimentos metodológicos incluem a construção de um diário reflexivo e a realização de entrevistas semiestruturadas, junto com as professoras. A análise das informações foi orientada pela Análise Textual Discursiva, que permitiu a construção das categorias: a) Condições para o planejamento e implementação da proposta baseada em Tema Gerador e b) Parceria universidade-escola. Entre os resultados, destacam-se as seguintes dificuldades das professoras: falta de tempo, seja para o planejamento em conjunto ou para a implementação de atividades em sala de aula e a necessidade de adaptar as atividades baseadas em temas para diferentes turmas. Quanto às contribuições, destacam-se a parceria com o grupo de estudos para aproximação dos resultados da pesquisa em Ensino de Ciências da Educação Básica e a abordagem de Temas Geradores para a formação dos educandos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
