O mundo da necessidade e o processo de construção da pergunta na pesquisa em ensino de química da USP (2006-2009)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p307Resumo
Este trabalho apresenta uma análise das motivações para a pesquisa e dos problemas tratados nas dissertações e teses em Ensino de Química produzidas na Universidade de São Paulo (USP), no período de 2006 a 2009. Foram analisadas cinquenta e cinco dissertações e teses sobre Ensino de Química, considerando os motivos explicitados pelos autores para as investigações desenvolvidas e os problemas de pesquisa tratados. A análise e a discussão dos dados obtidos foram realizadas com base na teoria sobre a construção do conhecimento científico apresentada por Fleck (2010). Como resultado, verificou-se que, na maior parte dos trabalhos analisados, as motivações decorrem da vivência dos pós-graduandos e os problemas de pesquisa mais frequentes estão relacionados ao diagnóstico, à busca de caminhos e à aprendizagem dos estudantes, indicando como ocorre a circulação de ideias no processo de construção da pesquisa.Downloads
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