O mundo da necessidade e o processo de construção da pergunta na pesquisa em ensino de química da USP (2006-2009)

Autores

  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras
  • Daisy de Brito Rezende Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p307

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das motivações para a pesquisa e dos problemas tratados nas dissertações e teses em Ensino de Química produzidas na Universidade de São Paulo (USP), no período de 2006 a 2009. Foram analisadas cinquenta e cinco dissertações e teses sobre Ensino de Química, considerando os motivos explicitados pelos autores para as investigações desenvolvidas e os problemas de pesquisa tratados. A análise e a discussão dos dados obtidos foram realizadas com base na teoria sobre a construção do conhecimento científico apresentada por Fleck (2010). Como resultado, verificou-se que, na maior parte dos trabalhos analisados, as motivações decorrem da vivência dos pós-graduandos e os problemas de pesquisa mais frequentes estão relacionados ao diagnóstico, à busca de caminhos e à aprendizagem dos estudantes, indicando como ocorre a circulação de ideias no processo de construção da pesquisa.

Biografia do Autor

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Química, atuando principalmente em temas relativos à Alfabetização Científica e Tecnológica e à análise epistemológica da produção da Pesquisa em Ensino de Química.

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo

Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Química dessa mesma universidade (Departamento de Química Fundamental). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fotoquímica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química de maio de2008 amaio de 2010.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos