Encontros com a matemática na terra de Oz
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p71Resumo
Neste artigo, ao nos apropriarmos de um viés fenomenológico, buscamos nos traços afetivos das personagens do conto ‘O Mágico de Oz’ relações possíveis com a Matemática. As peculiaridades das personagens e as buscas particulares de cada uma delas deixam evidente, nesta história clássica da cultura de massa, a personificação de determinados afetos, colocando-os em uma condição de destaque a qual justifica considerar a coexistência dos mesmos no âmbito de ensinar e aprender Matemática. Percepções, medos, conceitos, crenças emergem da leitura de cada uma das personagens – Oz e suas diferentes facetas; Dorothy e a finalidade; Espantalho e o ser burro; Lenhador de Lata e os sentimentos; Leão e o medo – e se unem a uma trama de discussões teóricas que permitem pensar sobre questões vinculadas ao ensino e aprendizagem de Matemática.
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Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY