Ilustrações científicas no ensino de ciências: um panorama a partir de periódicos brasileiros

Autores

  • Fernanda Cavalcanti Vitor Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • André Ferrer Pinto Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p99

Palavras-chave:

Ilustração científica, Imagens, Ensino de ciências

Resumo

O objeto geral desse estudo é apresentar um panorama de pesquisas acadêmicas que abordam a relação entre imagens e o ensino de ciências, focalizando, em seguida, as pesquisas referentes às ilustrações científicas. Essas últimas se configuram em um tipo particular de representação visual da natureza e são caracterizadas, em nosso trabalho, a partir de um conjunto de elementos específicos. Trata-se de uma revisão da literatura, portanto, de uma pesquisa de natureza bibliográfica. Assim, realizamos uma investigação acerca das imagens fixas, a partir de um levantamento de trabalhos publicados, entre 2007 e 2017, em periódicos brasileiros da área de Ensino e, de acordo com os objetivos expressos nesses estudos, construímos quatro categorias de análise: 1) o papel/importância das imagens no ensino de ciências; 2) análise de imagens em livros didáticos; 3) revisão de literatura; e 4) estudos com ilustrações científicas. Quanto à finalidade, constatamos que as imagens são utilizadas, principalmente, como recursos motivacionais. Já os trabalhos que discutem o uso de imagens em livros didáticos estão focados na forma, na quantidade, na diversidade e na sequência das representações nesses materiais, bem como na relação entre imagem e texto. Os artigos de revisão de literatura apresentam uma discussão mais geral sobre a importância da utilização de diferentes tipos de imagens no ensino de ciências. Quanto às ilustrações científicas – notadamente as históricas –, os estudos procuram desenvolver uma análise do contexto de produção das representações visuais e expor uma descrição de elementos retratados nas imagens.

Biografia do Autor

Fernanda Cavalcanti Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Ciências com Habilitação em Biologia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO-PE), Especialista em Zoologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-Recife), Mestra em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-Campina Grande) e Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-Natal). Professora efetiva da Escola de Referência em Ensino Médio Radialista Luiz Queiroga (Secretaria de Educação de Pernambuco) e da Escola Lions Dirceu Veloso (Secretaria de Educação da Prefeitura de Olinda-PE). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura da UFRN. Tem desenvolvido pesquisas nos seguintes campos: alfabetização científica; ensino de ciências na interface com a história, filosofia e sociologia da ciência (HFSC); e, historiografia das ilustrações científicas.

André Ferrer Pinto Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral na University of Leeds, no Reino Unido. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura (UFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, pesquisando principalmente nos seguintes setores: ensino de ciências, ensino de física, filosofia e sociologia da ciência no ensino de ciências.

Referências

ALMEIDA, S. A. de A.; LIMA, M. E. C. de C. L. Cientistas em revista: Einstein, Darwin e Marie Curie na Ciência Hoje das Crianças. Revista Ensaio, v. 18, n. 2, p.29-47, 2016.

ANDRADE, R. R. D. de; NASCIMENTO, R. de S.; GERMANO, M. G. Influências da Física Moderna na obra de salvador Dali. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 3, p. 400-423, 2007.

ANTUNES, A. P.; MOREIRA, I. de C.; MASSARANI, L. M. O descanso dos naturalistas: uma análise de cenas na iconografia oitocentista. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 22, n. 3, p. 1051-1066, 2015.

BADZINSK, C.; HERMEL, E. do E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. Revista Ensaio, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015.

BRAUNSTEIN, G. K.; EICHLER, M. L. Análise iconográfica do tópico evolução biológica em livros didáticos de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 1-22, 2017.

CALLEGARIO, L. J.; RODRIGUES JR, E.; LUNA, F. J.; MALAQUIAS, I. As imagens científicas como estratégia para a integração da história da ciência no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, p. 835–852, 2017.

CAPPELLE, V.; MUNFORD, D. Desenhando e Escrevendo para Aprender Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 123-142, 2015.

CASTRO, D. L. de; SILVA, T. I. da. Teoria atômica na concepção de alunos de turmas de 1° ano do ensino médio, através de avaliação da representação por desenhos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 97-109, 2012.

CHARRÉU, L.; BARRETO, M. Imagen, Arte y Ciencia: En como la ilustración científica incrementa la adquisición cognitiva en los alumnos de la enseñanza básica y secundaria. In: II CONGRÉS D’EDUCACIÓ DE LES ARTS VISUALS, Barcelona, 2007, Anais... Barcelona, 2007.

COMPIANI, M. Narrativas e desenhos no ensino de astronomia/geociências com o tema “a formação do universo”: um olhar das geociências. Revista Ensaio, v. 12, n. 2, p. 257-278, 2010.

COMPIANI, M. O desprestígio das imagens no ensino de ciências, até quando? Uma contribuição das geociências com a Gestalt. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.127-154, 2012.

COMPIANI, M. Narrativas e desenhos (imagens) no ensino fundamental com temas geocientíficos. Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 715-737, 2013.

CORREIA, G. P.; GOMES, C. R. Representações Pictóricas em Manuais Escolares de Geologia do Ensino Secundário: um Estudo no Âmbito do Paleomagnetismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, 365–382, 2017.

COUTINHO, F. A.; SOARES, A.G.; BRAGA, S. A. de M.; CHAVES, A. C. L.; COSTA, F. de J. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.

DARROZ; L. M.; ROSA; C. T. W. da; GIARETTA, P. H. Uso de imagens esportivas no ensino de mecânica: uma análise nos livros didáticos de física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, p. 3, p. 125-144, 2017.

DIAS, S. O. Monstros, imagens e divulgação científica: políticas da expressão. ComCiência, s/v, n. 124, 2010.

FONSECA, A. P. M. TERAN, A. F.; SILVA, D. X. da; MORHY, P. E. D. Representações simbólicas nas aulas de ciências naturais em uma escola ribeirinha no município de Parintins-AM. ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.10, n.22, p.01-10, 2017.

FERNANDES, R. de F. A. M.; PIRES, F. F.; FORATO, T. C. de M.; SILVA, J. A. da. Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509-529, 2017.

FIÚZA, L.; GUERRA, A. Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Revista Ensaio, v. 16, n. 2, p. 125-145, 2014.

FERREIRA, L.; LATINI, R. M. Linguagens visuais e educação ambiental: a busca por um novo olhar. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, p. 222-233, 2012.

FREDERICO, F. T.; GIANOTTO, D. E. P. Imagens e o ensino de física: implicações da teoria da dupla codificação. Revista Ensaio, v. 18, n. 3, p. 117-140, 2016.

GIBIN, G. B.; FERREIRA, L. H. Avaliação dos estudantes sobre o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 19-26, 2013.

GORRI, A. P.; SANTIN FILHO, O. Representações de temas científicos em pinturas do século XVIII: um estudo interdisciplinar entre Química, História e Arte. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 184-189, 2009.

JANEIRO, A. R.; PECHULA, M. R. Anatomia: uma ciência morta? O conceito de “arte-anatomia” através da história da biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 12-30, 2016.

LEMES; A. F. G.; SOUZA, K. A. de F. D. de; CARDOSO, A. A. Representações para o Processo de Dissolução em Livros Didáticos de Química: o Caso do PNLEM. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010.

LOBO, M.; MARTINS, I. Imagens em guias alimentares como recursos para a educação alimentar em aulas de ciências: reflexões a partir de uma análise visual. Caderno Cedes, v. 34, n. 92, p. 86-98, 2014.

LUNA, F. J. Sobre um herbário ilustrado do início da Era Moderna traduzido para o português: o livro Historia das plantas, de João Vigier. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 2, p. 219-234, 2016.

MACHADO, C. de C.; AMARAL, M. B. Memórias Ilustradas: aproximações entre Formação Docente, Imagens e Personagens Botânicos. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p.7-20, 2015.

MARTINS, R. P.; VIEIRA, M. C.; COUTINHO, F. A. Visualizando a seleção natural em sala de aula: emprego das imagens de paisagens adaptativas como recurso didático. Ciência em Tela, v. 5, n. 2, 2012.

MATOS, S. A. de; COUTINHO, F. A.; CHAVES, A. C. L.; COSTA, F. de J.; AMARAL, F. C. Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de biologia: um estudo sobre o tema embriologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 1, p. 92-114, 2010.

MILACH, E. M.; LOUZADA, M. C. dos S.; FERREIRA, R. K. A.; DORNELLES, J. E. F. A ilustração científica como uma ferramenta didática no ensino de Botânica. Acta Scientiae, v.17, n. 3, p. 672-683, 2015.

MONTEIRO, M. Construindo imagens e territórios: pensando a visualidade e a materialidade do sensoriamento remoto. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 22, n. 2, p. 577-591, 2015.

MORAIS, J. de F. dos S.; ASSUMPÇÃO, R. P. de S. Olhares para a produção bibliográfica sobre educação física escolar: algumas reflexões a partir de um levantamento bibliográfico. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 1, p. 121-128, 2012.

NEVES, R. F. das; CARNEIRO-LEÃO, A. M. dos A.; FERREIRA, H. S. A imagem da célula em livros de biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 94-105, 2016.

OLIVEIRA, R. L. de; CONDURU, R. Nas frestas entre a ciência e a arte: uma série de ilustrações de barbeiros do Instituto Oswaldo Cruz. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 11, n.2, p.335-384, 2004.

PALEARI, L. M.; BIZ, A. C. Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 491-506, 2010.

PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F.; MIRANDA, A. C. G.; FREITAS, R. T. G. de. Análise dos recursos visuais utilizados no capítulo de ligações químicas dos livros didáticos do PNLD 2015. Acta Scientiae, v.18, n. 1, p. 121-144, 2016.

PEREIRA, R. M. A. Ilustração zoológica. Belo Horizonte: Frente Verso Editora, 2016.

PEREIRA, R. M. A. Ilustração botânica. Belo Horizonte: Frente Verso Editora, 2018.

PESSOA JR, O. A representação pictórica de entidades quânticas da química. Química Nova na Escola, s/v, n. 7, p. 25-33, 2007.

RAPATÃO, V. S.; PEIRÓ, D. F. Ilustração científica na biologia: aplicação das técnicas de lápis de cor, nanquim (pontilhismo) e grafite. Revista da Biologia, v. 16, n. 1, p. 7-14, 2016.

REGO, S. C. R. A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física. Caderno Cedes, v. 34, n. 92, p. 69-85, 2014.

REGO, S. C. R.; GOUVÊA, G. Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 1-20, 2010.

REGO, S. C. R.; GOUVÊA, G. Imagens na disciplina escolar física: possibilidades de leitura. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 127-142, 2013.

REZENDE, G. A. A., AMAURO, N. Q.; RODRIGUES FILHO, G. Desenhando Isômeros Ópticos. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 133-140, 2016.

RICHTER, L.; SOUZA, V. M. de; LIMA, V. M. do R. O uso de imagens como possibilidade de reflexão para licenciandos sobre a prática docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 246, p. 425-441, 2016.

ROSA-SILVA, P. de O.; LABURÚ, C. E. Os interpretantes de Peirce na análise das representações de estudantes do ensino médio: em foco o discurso ecológico oficial sobre o ‘lixo’. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 36-56, 2015.

ROZENTALSKI, E. F.; PORTO, P. A. Imagens de orbitais em livros didáticos de química geral no século XX: uma análise semiótica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 181-207, 2015.

SALGADO, P.; BRUNO, J.; PAIVA, M.; PITA, X. A ilustração científica como ferramenta educativa. Interacções, v. 11, n. 39, p. 381-392, 2015.

SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU, D.; PAULIN ROMANOWSKI, J. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Escrita e Desenho: análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2010.

SCHIAVINATTO, I. L.; PATACA, E. M. Entre imagens e textos: os manuais como práxis de saber. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 23, n. 2, p. 551-566, 2016.

SCODITTI, F. de M. Memória e invenção em história natural: intervenção artística em contexto museológico. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, 2011.

SILVA, A. F.; AGUIAR JR, O.; BELMIRO, C. A. Imagens e desenhos infantis nos processos de construção de sentidos em uma sequência de ensino sobre ciclo da água. Revista Ensaio, v.17, n. 3, p. 607-632, 2015.

SILVA, E. G. da; FONSECA, A. B. Ciência, estética e raça: observando imagens e textos no periódico O Brasil Médico, 1928-1945. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 20, supl., p. 1287-1313, 2013.

SILVA, E. R. B. Imagens facilitam a compreensão da ciência. Ciência e Cultura, v. 61, n. 3, p. 64-65, 2009.

SILVA, G. S.; BRAIBANTE, M. E. F.; PAZINATO, M. S. Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 159-182, 2013.

SILVA, M. F. da; MONTEIRO, M. A. Abordagens imagético-verbais relacionadas à balança elétrica de Coulomb em livros didáticos de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 320-350, 2015.

SILVA, R. L. F. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 2, p.277-298, 2010.

SOUZA, G. P. de. PEREIRA, A. I.; SILVA, C. M. da; GAN¬DRA, D. A.; OLIVEIRA, G. de P.; RAMOS, G. R.; CASELA, I.; FERNANDES, J. M.; SENA, M. C. C.; MARTINS, M. R.; NASCIMENTO, M. de O. do; FIDELES, R. A.; RAMOS, S. N. do C.; ARAÚJO, T. D.; MOREIRA, L. M. Imagens, Analogias, Modelos e Charge: Distintas Abordagens no Ensino de Química Envolvendo o Tema Polímeros. Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 200-210, 2014.

SOUZA, G. D. dos S.; SILVA, B. V. da C. Um estudo exploratório sobre a concepção do cientista e do seu local de trabalho por estudantes de física. Ciência em Tela, v. 9, n. 2, 2016.

SOUZA, L. H. P. de. Imagens científicas e ensino de ciências: uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real. Caderno Cedes, v. 34, n. 92, p. 127-131, 2014.

SOUZA, L. H. P. de; REGO, S. C. R.; GOUVÊA, G. A imagem em artigos publicados no período 1998-2007 na área de educação em ciências. Revista Ensaio, v. 12, n. 3, p. 85-100, 2010.

VESTENA, R. de F.; LORETO, E. L. da S. Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 3, p. 1-18, 2016.

WILKE, V. C. L.; ANTUNES, A. P. Imagens da ciência brasileira: a produção iconográfica do artista viajante oitocentista. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 5, n. 1, p. 194-209, 2012.

ZOMPERO, A. de F.; LABURÚ, C. E. Significados de fotossíntese apropriados por alunos do ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa mediada por multimodos de representação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 179-199, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigos