Ilustrações científicas no ensino de ciências: um panorama a partir de periódicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p99Resumo
O objeto geral desse estudo é apresentar um panorama de pesquisas acadêmicas que abordam a relação entre imagens e o ensino de ciências, focalizando, em seguida, as pesquisas referentes às ilustrações científicas. Essas últimas se configuram em um tipo particular de representação visual da natureza e são caracterizadas, em nosso trabalho, a partir de um conjunto de elementos específicos. Trata-se de uma revisão da literatura, portanto, de uma pesquisa de natureza bibliográfica. Assim, realizamos uma investigação acerca das imagens fixas, a partir de um levantamento de trabalhos publicados, entre 2007 e 2017, em periódicos brasileiros da área de Ensino e, de acordo com os objetivos expressos nesses estudos, construímos quatro categorias de análise: 1) o papel/importância das imagens no ensino de ciências; 2) análise de imagens em livros didáticos; 3) revisão de literatura; e 4) estudos com ilustrações científicas. Quanto à finalidade, constatamos que as imagens são utilizadas, principalmente, como recursos motivacionais. Já os trabalhos que discutem o uso de imagens em livros didáticos estão focados na forma, na quantidade, na diversidade e na sequência das representações nesses materiais, bem como na relação entre imagem e texto. Os artigos de revisão de literatura apresentam uma discussão mais geral sobre a importância da utilização de diferentes tipos de imagens no ensino de ciências. Quanto às ilustrações científicas – notadamente as históricas –, os estudos procuram desenvolver uma análise do contexto de produção das representações visuais e expor uma descrição de elementos retratados nas imagens.
Referências
ALMEIDA, S. A. de A.; LIMA, M. E. C. de C. L. Cientistas em revista: Einstein, Darwin e Marie Curie na Ciência Hoje das Crianças. Revista Ensaio, v. 18, n. 2, p.29-47, 2016.
ANDRADE, R. R. D. de; NASCIMENTO, R. de S.; GERMANO, M. G. Influências da Física Moderna na obra de salvador Dali. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 3, p. 400-423, 2007.
ANTUNES, A. P.; MOREIRA, I. de C.; MASSARANI, L. M. O descanso dos naturalistas: uma análise de cenas na iconografia oitocentista. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 22, n. 3, p. 1051-1066, 2015.
BADZINSK, C.; HERMEL, E. do E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. Revista Ensaio, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015.
BRAUNSTEIN, G. K.; EICHLER, M. L. Análise iconográfica do tópico evolução biológica em livros didáticos de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 1-22, 2017.
CALLEGARIO, L. J.; RODRIGUES JR, E.; LUNA, F. J.; MALAQUIAS, I. As imagens científicas como estratégia para a integração da história da ciência no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, p. 835–852, 2017.
CAPPELLE, V.; MUNFORD, D. Desenhando e Escrevendo para Aprender Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 123-142, 2015.
CASTRO, D. L. de; SILVA, T. I. da. Teoria atômica na concepção de alunos de turmas de 1° ano do ensino médio, através de avaliação da representação por desenhos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 97-109, 2012.
CHARRÉU, L.; BARRETO, M. Imagen, Arte y Ciencia: En como la ilustración científica incrementa la adquisición cognitiva en los alumnos de la enseñanza básica y secundaria. In: II CONGRÉS D’EDUCACIÓ DE LES ARTS VISUALS, Barcelona, 2007, Anais... Barcelona, 2007.
COMPIANI, M. Narrativas e desenhos no ensino de astronomia/geociências com o tema “a formação do universo”: um olhar das geociências. Revista Ensaio, v. 12, n. 2, p. 257-278, 2010.
COMPIANI, M. O desprestígio das imagens no ensino de ciências, até quando? Uma contribuição das geociências com a Gestalt. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.127-154, 2012.
COMPIANI, M. Narrativas e desenhos (imagens) no ensino fundamental com temas geocientíficos. Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 715-737, 2013.
CORREIA, G. P.; GOMES, C. R. Representações Pictóricas em Manuais Escolares de Geologia do Ensino Secundário: um Estudo no Âmbito do Paleomagnetismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, 365–382, 2017.
COUTINHO, F. A.; SOARES, A.G.; BRAGA, S. A. de M.; CHAVES, A. C. L.; COSTA, F. de J. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.
DARROZ; L. M.; ROSA; C. T. W. da; GIARETTA, P. H. Uso de imagens esportivas no ensino de mecânica: uma análise nos livros didáticos de física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, p. 3, p. 125-144, 2017.
DIAS, S. O. Monstros, imagens e divulgação científica: políticas da expressão. ComCiência, s/v, n. 124, 2010.
FONSECA, A. P. M. TERAN, A. F.; SILVA, D. X. da; MORHY, P. E. D. Representações simbólicas nas aulas de ciências naturais em uma escola ribeirinha no município de Parintins-AM. ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.10, n.22, p.01-10, 2017.
FERNANDES, R. de F. A. M.; PIRES, F. F.; FORATO, T. C. de M.; SILVA, J. A. da. Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509-529, 2017.
FIÚZA, L.; GUERRA, A. Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Revista Ensaio, v. 16, n. 2, p. 125-145, 2014.
FERREIRA, L.; LATINI, R. M. Linguagens visuais e educação ambiental: a busca por um novo olhar. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, p. 222-233, 2012.
FREDERICO, F. T.; GIANOTTO, D. E. P. Imagens e o ensino de física: implicações da teoria da dupla codificação. Revista Ensaio, v. 18, n. 3, p. 117-140, 2016.
GIBIN, G. B.; FERREIRA, L. H. Avaliação dos estudantes sobre o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 19-26, 2013.
GORRI, A. P.; SANTIN FILHO, O. Representações de temas científicos em pinturas do século XVIII: um estudo interdisciplinar entre Química, História e Arte. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 184-189, 2009.
JANEIRO, A. R.; PECHULA, M. R. Anatomia: uma ciência morta? O conceito de “arte-anatomia” através da história da biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 12-30, 2016.
LEMES; A. F. G.; SOUZA, K. A. de F. D. de; CARDOSO, A. A. Representações para o Processo de Dissolução em Livros Didáticos de Química: o Caso do PNLEM. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 184-190, 2010.
LOBO, M.; MARTINS, I. Imagens em guias alimentares como recursos para a educação alimentar em aulas de ciências: reflexões a partir de uma análise visual. Caderno Cedes, v. 34, n. 92, p. 86-98, 2014.
LUNA, F. J. Sobre um herbário ilustrado do início da Era Moderna traduzido para o português: o livro Historia das plantas, de João Vigier. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 2, p. 219-234, 2016.
MACHADO, C. de C.; AMARAL, M. B. Memórias Ilustradas: aproximações entre Formação Docente, Imagens e Personagens Botânicos. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p.7-20, 2015.
MARTINS, R. P.; VIEIRA, M. C.; COUTINHO, F. A. Visualizando a seleção natural em sala de aula: emprego das imagens de paisagens adaptativas como recurso didático. Ciência em Tela, v. 5, n. 2, 2012.
MATOS, S. A. de; COUTINHO, F. A.; CHAVES, A. C. L.; COSTA, F. de J.; AMARAL, F. C. Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de biologia: um estudo sobre o tema embriologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 1, p. 92-114, 2010.
MILACH, E. M.; LOUZADA, M. C. dos S.; FERREIRA, R. K. A.; DORNELLES, J. E. F. A ilustração científica como uma ferramenta didática no ensino de Botânica. Acta Scientiae, v.17, n. 3, p. 672-683, 2015.
MONTEIRO, M. Construindo imagens e territórios: pensando a visualidade e a materialidade do sensoriamento remoto. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 22, n. 2, p. 577-591, 2015.
MORAIS, J. de F. dos S.; ASSUMPÇÃO, R. P. de S. Olhares para a produção bibliográfica sobre educação física escolar: algumas reflexões a partir de um levantamento bibliográfico. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 1, p. 121-128, 2012.
NEVES, R. F. das; CARNEIRO-LEÃO, A. M. dos A.; FERREIRA, H. S. A imagem da célula em livros de biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 94-105, 2016.
OLIVEIRA, R. L. de; CONDURU, R. Nas frestas entre a ciência e a arte: uma série de ilustrações de barbeiros do Instituto Oswaldo Cruz. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 11, n.2, p.335-384, 2004.
PALEARI, L. M.; BIZ, A. C. Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 491-506, 2010.
PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F.; MIRANDA, A. C. G.; FREITAS, R. T. G. de. Análise dos recursos visuais utilizados no capítulo de ligações químicas dos livros didáticos do PNLD 2015. Acta Scientiae, v.18, n. 1, p. 121-144, 2016.
PEREIRA, R. M. A. Ilustração zoológica. Belo Horizonte: Frente Verso Editora, 2016.
PEREIRA, R. M. A. Ilustração botânica. Belo Horizonte: Frente Verso Editora, 2018.
PESSOA JR, O. A representação pictórica de entidades quânticas da química. Química Nova na Escola, s/v, n. 7, p. 25-33, 2007.
RAPATÃO, V. S.; PEIRÓ, D. F. Ilustração científica na biologia: aplicação das técnicas de lápis de cor, nanquim (pontilhismo) e grafite. Revista da Biologia, v. 16, n. 1, p. 7-14, 2016.
REGO, S. C. R. A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física. Caderno Cedes, v. 34, n. 92, p. 69-85, 2014.
REGO, S. C. R.; GOUVÊA, G. Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 1-20, 2010.
REGO, S. C. R.; GOUVÊA, G. Imagens na disciplina escolar física: possibilidades de leitura. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 127-142, 2013.
REZENDE, G. A. A., AMAURO, N. Q.; RODRIGUES FILHO, G. Desenhando Isômeros Ópticos. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 133-140, 2016.
RICHTER, L.; SOUZA, V. M. de; LIMA, V. M. do R. O uso de imagens como possibilidade de reflexão para licenciandos sobre a prática docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 246, p. 425-441, 2016.
ROSA-SILVA, P. de O.; LABURÚ, C. E. Os interpretantes de Peirce na análise das representações de estudantes do ensino médio: em foco o discurso ecológico oficial sobre o ‘lixo’. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 36-56, 2015.
ROZENTALSKI, E. F.; PORTO, P. A. Imagens de orbitais em livros didáticos de química geral no século XX: uma análise semiótica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 181-207, 2015.
SALGADO, P.; BRUNO, J.; PAIVA, M.; PITA, X. A ilustração científica como ferramenta educativa. Interacções, v. 11, n. 39, p. 381-392, 2015.
SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU, D.; PAULIN ROMANOWSKI, J. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Escrita e Desenho: análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2010.
SCHIAVINATTO, I. L.; PATACA, E. M. Entre imagens e textos: os manuais como práxis de saber. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 23, n. 2, p. 551-566, 2016.
SCODITTI, F. de M. Memória e invenção em história natural: intervenção artística em contexto museológico. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, 2011.
SILVA, A. F.; AGUIAR JR, O.; BELMIRO, C. A. Imagens e desenhos infantis nos processos de construção de sentidos em uma sequência de ensino sobre ciclo da água. Revista Ensaio, v.17, n. 3, p. 607-632, 2015.
SILVA, E. G. da; FONSECA, A. B. Ciência, estética e raça: observando imagens e textos no periódico O Brasil Médico, 1928-1945. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 20, supl., p. 1287-1313, 2013.
SILVA, E. R. B. Imagens facilitam a compreensão da ciência. Ciência e Cultura, v. 61, n. 3, p. 64-65, 2009.
SILVA, G. S.; BRAIBANTE, M. E. F.; PAZINATO, M. S. Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 159-182, 2013.
SILVA, M. F. da; MONTEIRO, M. A. Abordagens imagético-verbais relacionadas à balança elétrica de Coulomb em livros didáticos de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 320-350, 2015.
SILVA, R. L. F. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 2, p.277-298, 2010.
SOUZA, G. P. de. PEREIRA, A. I.; SILVA, C. M. da; GAN¬DRA, D. A.; OLIVEIRA, G. de P.; RAMOS, G. R.; CASELA, I.; FERNANDES, J. M.; SENA, M. C. C.; MARTINS, M. R.; NASCIMENTO, M. de O. do; FIDELES, R. A.; RAMOS, S. N. do C.; ARAÚJO, T. D.; MOREIRA, L. M. Imagens, Analogias, Modelos e Charge: Distintas Abordagens no Ensino de Química Envolvendo o Tema Polímeros. Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 200-210, 2014.
SOUZA, G. D. dos S.; SILVA, B. V. da C. Um estudo exploratório sobre a concepção do cientista e do seu local de trabalho por estudantes de física. Ciência em Tela, v. 9, n. 2, 2016.
SOUZA, L. H. P. de. Imagens científicas e ensino de ciências: uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real. Caderno Cedes, v. 34, n. 92, p. 127-131, 2014.
SOUZA, L. H. P. de; REGO, S. C. R.; GOUVÊA, G. A imagem em artigos publicados no período 1998-2007 na área de educação em ciências. Revista Ensaio, v. 12, n. 3, p. 85-100, 2010.
VESTENA, R. de F.; LORETO, E. L. da S. Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 3, p. 1-18, 2016.
WILKE, V. C. L.; ANTUNES, A. P. Imagens da ciência brasileira: a produção iconográfica do artista viajante oitocentista. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 5, n. 1, p. 194-209, 2012.
ZOMPERO, A. de F.; LABURÚ, C. E. Significados de fotossíntese apropriados por alunos do ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa mediada por multimodos de representação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 179-199, 2011.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.