Gérard Fourez in memoriam: ensino de ciências na confluência da epistemologia, da ética, do papel das disciplinas científicas e da interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p1Resumo
Referências
CUNHA, T. B da. Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade : identificação e caracterização de estudos em periódicos brasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175033 Último acesso em 13 fev. 2019.
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
FOUREZ, G. Un prêtre pour la messe? La Libre.be, 01 février 2012. Disponível em: https://www.lalibre.be/debats/opinions/un-pretre-pour-la-messe51b8e4b6e4b0de6db9c5464e Último acesso em 2 fev. 2019.
FOUREZ, G.; ENGLEBERT-LECOMPTE, V.; GROOTAERS, D.; MATHY, P. e TILMAN, F. Alphabétisation scientifique et technique: essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelles: De Boeck, 1994.
FOUREZ, G.; ENGLEBERT-LECOMPTE, V.; GROOTAERS, D.; MATHY, P. e TILMAN, F. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.
FOUREZ, G.; MAINGAIN, A. e DUFOUR, B. Abordagens didácticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese de doutorado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 Último acesso em 13 fev. 2019.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, p. 185-206, maio 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-21172014000200185&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Último acesso em 16 fev. 2019.
MULINARI, G. 2018. O papel dos professores e profissionais da saúde no Programa Saúde na Escola: uma análise dos documentos de referência a partir da Educação em Saúde. Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193611 Último acesso em 28 abr. 2019.
REVUE NOUVELLE. Hommage a Gérard Fourez. Revue Nouvelle, n. 6, 2008. Disponível em: http://www.revuenouvelle.be/Hommage-a-Gerard-Fourez Último acesso em 3 fev. 2019.
VENTURI, T. Educação em saúde na escola: investigando relações entre professores e profissionais de saúde. Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122963 Último acesso em 13 fev. 2019.
VENTURI, T. Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/37983110/EDUCA%C3%87%C3%83O_EM_SA%C3%9ADE_SOB_UMA_PERSPECTIVA_PEDAG%C3%93GICA_E_FORMA%C3%87%C3%83O_DE_PROFESSORES_CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES_DAS_ILHOTAS_INTERDISCIPLINARES_DE_RACIONALIDADE_PARA_O_DESENVOLVIMENTO_PROFISSIONAL_DOCENTE Último acesso em 13 fev. 2019
VENTURI, T.; MOHR, A., 2017. Aproximando pesquisa e prática docente: contribuições de um curso de formação de professores no tema da Educação em Saúde. Enseñanza de las Ciencias, n. extra 2017, p. 443-448. 2017. Disponível em https://ddd.uab.cat/record/184615 Último acesso em 12 fev. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY