Gérard Fourez in memoriam: ensino de ciências na confluência da epistemologia, da ética, do papel das disciplinas científicas e da interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p1Abstract
References
CUNHA, T. B da. Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade : identificação e caracterização de estudos em periódicos brasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175033 Último acesso em 13 fev. 2019.
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
FOUREZ, G. Un prêtre pour la messe? La Libre.be, 01 février 2012. Disponível em: https://www.lalibre.be/debats/opinions/un-pretre-pour-la-messe51b8e4b6e4b0de6db9c5464e Último acesso em 2 fev. 2019.
FOUREZ, G.; ENGLEBERT-LECOMPTE, V.; GROOTAERS, D.; MATHY, P. e TILMAN, F. Alphabétisation scientifique et technique: essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelles: De Boeck, 1994.
FOUREZ, G.; ENGLEBERT-LECOMPTE, V.; GROOTAERS, D.; MATHY, P. e TILMAN, F. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.
FOUREZ, G.; MAINGAIN, A. e DUFOUR, B. Abordagens didácticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese de doutorado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 Último acesso em 13 fev. 2019.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, p. 185-206, maio 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-21172014000200185&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Último acesso em 16 fev. 2019.
MULINARI, G. 2018. O papel dos professores e profissionais da saúde no Programa Saúde na Escola: uma análise dos documentos de referência a partir da Educação em Saúde. Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193611 Último acesso em 28 abr. 2019.
REVUE NOUVELLE. Hommage a Gérard Fourez. Revue Nouvelle, n. 6, 2008. Disponível em: http://www.revuenouvelle.be/Hommage-a-Gerard-Fourez Último acesso em 3 fev. 2019.
VENTURI, T. Educação em saúde na escola: investigando relações entre professores e profissionais de saúde. Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122963 Último acesso em 13 fev. 2019.
VENTURI, T. Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/37983110/EDUCA%C3%87%C3%83O_EM_SA%C3%9ADE_SOB_UMA_PERSPECTIVA_PEDAG%C3%93GICA_E_FORMA%C3%87%C3%83O_DE_PROFESSORES_CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES_DAS_ILHOTAS_INTERDISCIPLINARES_DE_RACIONALIDADE_PARA_O_DESENVOLVIMENTO_PROFISSIONAL_DOCENTE Último acesso em 13 fev. 2019
VENTURI, T.; MOHR, A., 2017. Aproximando pesquisa e prática docente: contribuições de um curso de formação de professores no tema da Educação em Saúde. Enseñanza de las Ciencias, n. extra 2017, p. 443-448. 2017. Disponível em https://ddd.uab.cat/record/184615 Último acesso em 12 fev. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and publishing rights to their works without restrictions.
By submitting their manuscripts, authors grant Revista Alexandria the exclusive right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, provided that appropriate credit is given to the author(s) and the original publication in this journal.
Authors are also permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of their work in this journal (for example, depositing it in an institutional repository, posting it on a personal website, publishing translations, or including it as a book chapter), provided that authorship and the original publication in Revista Alexandria are properly acknowledged.
