Gérard Fourez in memoriam: ensino de ciências na confluência da epistemologia, da ética, do papel das disciplinas científicas e da interdisciplinaridade

Autores

  • Adriana Mohr Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Mulinari Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tiago Venturi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tiago Bonatelli da Cunha Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p1

Resumo

Biografia do Autor

Adriana Mohr, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre em Educação pelo IESAE/FGV (1994) e doutora em Educação: ensino de ciências naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com doutorado-sanduíche na Université de Rouen e no Institut National de Recherche Pédagogique, França (1997-1998). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Também atua como membro do Conselho Deliberativo (Regional Sul) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia e como parecerista de periódicos na área da Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, trabalhando principalmente nos temas do ensino de ciências, educação em saúde, alfabetização científica, livro didático, formação de professores e classe hospitalar. É pesquisadora integrante do grupo CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia, da Universidade Federal de Santa Catarina. É associada à Associação Brasileira de Ensino de Biologia, à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, à Associação Nacional de Pesquisa em Educação, à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Guilherme Mulinari, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre (2018) e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Projeto de Educação Comunitária Integrar, curso pré-vestibular para jovens e adultos trabalhadores. É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPECISC) e membro do grupo CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia. Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Programa Saúde na Escola, Epistemologia, Natureza da Ciência, Educação Científica e Tecnológica, Análise de Livros Didáticos, Questões Controversas, Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia.

Tiago Venturi, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI - 2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado-sanduíche na Universidade do Minho, Portugal (2017). Desenvolvendo pesquisas envolvendo temas da Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Conhecimentos Profissionais Docentes e Ensino de Ciências e Biologia. É pesquisador do grupo CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Tiago Bonatelli da Cunha, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é empregado público, na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, onde desenvolve atividade de gestão financeira. Também atua como Coordenador de Projetos de Educação Ambiental na OSCIP Route Brasil e como Coordenador Financeiro da Federação das Associações dos Funcionários da Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência com educação ambiental, gestão de resíduos sólidos e gestão financeira.

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Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Editorial