Classificação das regras do contrato didático e o ensino de física: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p299Resumo
A ideia de Contrato Didático, proposta por Brousseau (1986), estabelece que a relação entre professor e aluno seja mediada por um saber. Sendo assim, a partir de um estudo de caso, buscamos analisar as diferentes regras que estruturam um Contrato Didático a respeito de saberes pertencentes à Física. Por meio de observações em sala de aula e de entrevistas semiestruturadas, analisamos os comportamentos de dois alunos diante do Contrato Didático instituído em classe. O estudo revelou algumas das regras estabelecidas pelos sujeitos da relação didática, além de evidenciar momentos em que as regras implícitas ao Contrato Didático tornavam-se explícitas ou, ainda, momentos de ruptura do contrato. A pesquisa demonstrou ainda que o Contrato Didático deva estar em constante mudança para que as estratégias de aprendizagem dos alunos estejam de acordo com a perspectiva de aproximação com o saber e não somente de manutenção do Contrato Didático.
Referências
ALMEIDA, F. E. L. de; LIMA, A. P. de A. B. Negociações do Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para a Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação no 8º Ano do Ensino Fundamental. Zetetiké – FE/Unicamp, v. 21, n. 39, p. 77-102, 2013.
ALMEIDA, P.; CESAR, M. Um contrato didático inovador em aulas de Ciências do 10º ano de escolaridade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n.2, p. 356-377, 2006.
AZEVEDO, M. C. P. S. de; PIETROCOLA, M. Estudando a Transposição interna a partir da Teoria das Situações de Brousseau. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - EPEF, 11, 2008, Curitiba - Paraná. Anais...Curitiba - Paraná, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20/12/1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.
BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didática da matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos - Instituto Piaget, 2000. p. 35 - 113.
BROUSSEAU, G.; WARFIELD, V. M. The case of Gael: The study of a child with mathematical difficulties. The journal of mathematical behavior, v. 19, n.1, 1999. Disponível em: http://www.math.washington.edu/~warfield/articles/gael/Gael20.html. Acesso em: 20/06/2018.
CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del Saber Sabio al Saber Enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.
DE VLEESCHOUWER, M.; GUEUDET, G. Secondary-tertiary transition and evolution of didactic contract: the example of duality in linear algebra. In: PYTLAK, M., ROWLAND, T., SWOBODA, E. Proceedings of CERME 7, University of Rzesvow, Poland, 2011. p. 2113-2122,
EVNITSKAYA, N.; ACEROS, J. C. "We are a good team": El contrato didáctico en parejas de aprendixes de lengua extranjera. Revista Española de Lingüística Aplicada, v. 21, p. 45-70, 2008.
FILLOUX, J. Du contrat pédagogique. Paris: Dunod, 1974.
JONNAERT, P. Dévolution versus contre-dévolution! Un tandem incontournable pour le contrat didactique. In: RAISKY, C.; CAILLOT, M. (Eds) Au-delà des didactiques, le didactique: débats autour de concepts fédérateur. Belgium: De Boeck & Larcier S.A, 1996. p. 115-158.
LESSA, M. M. L. Alunos Aprendendo Álgebra em Sala de Aula: um olhar sobre o contrato didático. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SIPEMAT, 2006. Recife - Pernambuco. Anais... Recife - Pernambuco, 2006.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
MEDEIROS, K. M. O contrato didático e a resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PINTO, N. B. Contrato didático ou contrato pedagógico? Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 1-14, 2003.
PINTRICH, P. R. The role of motivation in promoting and sustaining self-regulated learning. International Journal of Educational Research, v. 31, p. 459–470, 1999.
RICARDO, E. C. O ensino por competências as relações com os saberes e o contrato didático. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 4, 2002, Florianópolis - Santa Catarina. Atas... Florianópolis - Santa Catarina, 2002.
RICARDO, E. C. A Formação de Professores de Ciências em Situações de Inovações Curriculares e o Contrato Didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDITORES CIENTÍFICOS, 14, 2013. Estância de São Pedro - São Paulo. Anais... Estância de São Pedro, São Paulo, 2013.
RICARDO, E. C.; SLONGO, I.; PIETROCOLA, M. A Perturbação do Contrato Didático e o Gerenciamento dos Paradoxos. Investigações em Ensino de Ciência, v. 8, n. 2, p. 1-12, 2003.
ROCHA, D. M. Desempenho escolar na disciplina de Física: um estudo de caso sobre a relação entre as crenças de autoeficácia e o contrato didático. Tese de Doutorado em Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
ROUSSEAU, J. J. Du contrat social. Paris: Garinier - Flammarion, 1966.
SARRAZY, B. Effects of variability of teaching on responsiveness to the didactic contract in arithmetic problem-solving among pupils of 9-10 years. European Journal of Psychology of Education, v. 17, n. 4, p. 321-341, 2002.
SIERPINSKA, A. I need the teacher to tell me if i am right or wrong. 2007. In: WOO, J. H. et al. (Eds.). Proceedings of the 31st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Seoul: PME, 2007. p. 45-64.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. 1987. 19. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2010.
VENTURINI, P.; AMADE-ESCOT, C. Analysis of conditions leading to a productive disciplinary engagement during a physics lesson in a disadvantaged area school. International Journal of Educational Research, v. 64, p. 170–183, 2014.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.