DNA, a molécula da hereditariedade: história da ciência na formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e68023

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Formação continuada de professores, História da ciência, DNA

Resumo

A importância da abordagem da História da Ciência (HC) no ensino de Ciências vem ganhando destaque na pesquisa há algumas décadas, contudo, é necessária formação docente sobre a temática. Visando suprir esse déficit, foi realizado um encontro de formação continuada com 18 professores pertencentes a uma Diretoria de Ensino da rede estadual do interior de São Paulo, com o tema “DNA, a molécula da hereditariedade”. O presente trabalho objetiva analisar tal encontro por meio das concepções dos professores participantes sobre HC, com ênfase no episódio histórico da proposição do modelo de molécula de DNA e suas relações com o ensino. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de questionários e filmagem do encontro. Os resultados mostraram que os professores não estudaram ou estudaram muito superficialmente a HC sobre esse tema durante a graduação, avaliam a abordagem da temática no material didático que utilizam como insuficiente e consideram que o encontro de formação continuada trouxe elementos importantes que contribuirão com sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Beatriz Segantini França, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP (concluída em 2018). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e graduanda em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias- UNESP

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Bauru (concluída em 2001), Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Bauru (concluído em 2004) e Doutora em Educação pela Unicamp (concluído em 2010), na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores. É docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, campus de Jaboticabal, desde 2007, e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos.

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Publicado

2021-05-21

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Artigos