Teoria dos Jogos: o estado da arte em pesquisas no contexto educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e74069Resumo
Este artigo tem por objetivo constituir um panorama atual dos trabalhos, envolvendo Teoria dos Jogos (TJ), no contexto educacional brasileiro. Para isso, foi elaborada uma pesquisa do tipo Estado da Arte, envolvendo um extenso levantamento bibliográfico, de artigos e trabalhos de conclusão de curso, em revistas científicas, bases indexadoras de artigos e bibliotecas virtuais de todas as universidades públicas brasileiras, contidas no e-MEC (2016). Encontrados 31 trabalhos, posteriormente foram lidos, analisados e categorizados, em prioridade dos que propõem ou efetuam uma intervenção em sala de aula. Destaca-se que essas pesquisas formam um conjunto consistente, incluindo história, fundamentos e problemas da TJ para sala de aula; além disso, transcendem o espaço pedagógico, como por exemplo, na gestão escolar. Observa-se também a intenção de incluir a TJ no currículo da Educação Básica (EB), direta ou indiretamente, devido à sua importância para o desenvolvimento de habilidades preconizadas em documentos oficiais para a EB.
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