Os gestos no ensino e na aprendizagem de geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75027

Palavras-chave:

Gestos, Geometria, Oficinas pedagógicas

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar e exemplificar tipos de gestos icônicos realizados por participantes de duas oficinas por meio de um jogo criado a partir das pesquisas realizadas por um grupo consolidado junto a um programa de pós-graduação. A primeira oficina envolveu estudantes de uma Licenciatura em Matemática e a segunda estudantes do Ensino Médio. Aproveitamos o corpus de gestos produzidos para verificar como estes podem variar dependendo do contexto em que o sujeito está inserido. Foram selecionados cinco gestos icônicos produzidos com maior frequência pelos competidores. Os resultados mostraram que os indivíduos expressavam seus gestos dentro de contexto matemático e utilizaram em abundância as mãos em suas ações. Concluímos, também, que os gestos expressavam o pensamento geométrico dos participantes, indicando uma modalidade de expressão complementar à fala no processo de ensino, em particular.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Análise Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Matemática Pura e Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação (Matemática) pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande e atualmente atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana na cidade de Santa Maria – RS onde é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria e editor da revista Vidya. No momento, está de diretor regional da SBEM-RS, gestão 2018-2021 e vice coordenador do GT4 – Ensino Superior da SBEM.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade Franciscana (UFN) sob orientação do prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, geometria e ensino e aprendizagem de matemática. Participa desde 2018 do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo.

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Publicado

2021-11-16

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Artigos