Os gestos no ensino e na aprendizagem de geometria

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75027

Abstract

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar e exemplificar tipos de gestos icônicos realizados por participantes de duas oficinas por meio de um jogo criado a partir das pesquisas realizadas por um grupo consolidado junto a um programa de pós-graduação. A primeira oficina envolveu estudantes de uma Licenciatura em Matemática e a segunda estudantes do Ensino Médio. Aproveitamos o corpus de gestos produzidos para verificar como estes podem variar dependendo do contexto em que o sujeito está inserido. Foram selecionados cinco gestos icônicos produzidos com maior frequência pelos competidores. Os resultados mostraram que os indivíduos expressavam seus gestos dentro de contexto matemático e utilizaram em abundância as mãos em suas ações. Concluímos, também, que os gestos expressavam o pensamento geométrico dos participantes, indicando uma modalidade de expressão complementar à fala no processo de ensino, em particular.

Autor/innen-Biografien

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Análise Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Matemática Pura e Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação (Matemática) pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande e atualmente atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana na cidade de Santa Maria – RS onde é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria e editor da revista Vidya. No momento, está de diretor regional da SBEM-RS, gestão 2018-2021 e vice coordenador do GT4 – Ensino Superior da SBEM.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade Franciscana (UFN) sob orientação do prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, geometria e ensino e aprendizagem de matemática. Participa desde 2018 do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo.

Literaturhinweise

ALIBALI, M. W.; NATHAN, M. J. Embodiment in mathematics teaching and learning: Evidence from learners' and teachers' gestures. Journal of the learning sciences, v. 21, n. 2, p. 247-286, 2012.

ALIBALI, M. W., YOUNG, A. G., CROOKS, N. M., YEO, A., WOLFGRAM, M. S., LEDESMA, I. M., KNUTH, E. J. Students learn more when their teacher has learned to gesture effectively. Gesture, v. 13, n. 2, p. 210-233, 2013.

ALIBALI, M. W., NATHAN, M. J., WOLFGRAM, M. S., CHURCH, R. B., JACOBS, S. A., JOHNSON MARTINEZ, C., & KNUTH, E. J. How teachers link ideas in mathematics instruction using speech and gesture: A corpus analysis. Cognition and instruction, v. 32, n. 1, p. 65-100, 2014.

ARZARELLO, F.. Semiosis as a multimodal process. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa RELIME, v. 9, n. Extraordinario 1, p. 267-299, 2006.

ARZARELLO, F.; PAOLA, D.; ROBUTTI, O.; SABENA, C ARZARELLO. Gestures as semiotic resources in the mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, v. 70, n. 2, p. 97-109, 2009.

BAUER, G.; GASKELL, G.; ALLUM, N.C. Qualidade, quantidade e interesse do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 17-36.

BUI, K. N.; HARMAN, R. Teaching Mathematics to English Learners: The Interplay Between Gestures and Discourse in Explaining Mathematical Concepts. In: Handbook of Research on Assessment Practices and Pedagogical Models for Immigrant Students. IGI Global, 2019. p. 18-40.

COOK, S. W.; FRIEDMAN, H. S.; DUGGAN, K. A.; CUI, J.; POPESCU, V. Hand gesture and mathematics learning: lessons from an Avatar. Cognitive science, v. 41, n. 2, p. 518-535, 2017.

CONGDON, E. L., NOVACK, M. A.; BROOKS, N.; HEMANI-LOPEZ, N.; O'KEEFE, L.; GOLDIN-MEADOW, S. Better together: Simultaneous presentation of speech and gesture in math instruction supports generalization and retention. Learning and instruction, v. 50, p. 65-74, 2017.

CHEN, C.; HERBST, P. The interplay among gestures, discourse, and diagrams in students’ geometrical reasoning. Educational Studies in Mathematics, v. 83, n. 2, p. 285-307, 2013.

CHU, M.; KITA, S. The nature of gestures' beneficial role in spatial problem solving. Journal of Experimental Psychology: General, v. 140, n. 1, p. 102, 2011.

DALBERIO, O.; DALBERIO, M. C. B. Metodologia científica: desafios e caminhos. São Paulo: Paulus, 2009.

GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.

GÖKSUN, T.; GOLDIN-MEADOW, S.; NEWCOMBE, N.; SHIPLEY, T. Individual differences in mental rotation: what does gesture tell us? Cognitive processing, v. 14, n. 2, p. 153-162, 2013.

GOLDIN-MEADOW, S. Hearing gesture: How our hands help us think. Harvard University Press, 2005.

GOLDIN-MEADOW, S. Talking and thinking with our hands. Current directions in psychological science, v. 15, n. 1, p. 34-39, 2006.

HORD, C.; MARITA, S.; WALSH, J. B.; TOMARO, T. M.; GORDON, K.; SALDANHA, R. L. Teacher and Student Use of Gesture and Access to Secondary Mathematics for Students with Learning Disabilities: An Exploratory Study. Learning Disabilities: A Contemporary Journal, v. 14, n. 2, p. 189-206, 2016.

HOSTETTER, A. B. When do gestures communicate? A meta-analysis. Psychological bulletin, v. 137, n. 2, p. 297, 2011.

KASTENS, K. A.; AGRAWAL, S.; LIBEN, L.S. Research methodologies in science education: The role of gestures in geoscience teaching and learning. Journal of Geoscience Education, v. 56, n. 4, p. 362-368, 2008.

KENDON, A. An agenda for gesture studies. Semiotic review of books, v. 7, n. 3, p. 1-22, 1996.

KENDON, A. Gesticulation and speech: Two aspects of the process of utterance In Key MR (Ed.), The relationship of verbal and nonverbal communication (pp. 207–227). The Hague, Netherlands: Mouton, 1980.

LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documento de pesquisa. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 13. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2015. p.137-155.

KOUMOUTSAKIS, T., CHURCH, R. B., ALIBALI, M. W., SINGER, M., & AYMAN-NOLLEY, S. Gesture in instruction: Evidence from live and video lessons. Journal of Nonverbal Behavior, v. 40, n. 4, p. 301-315, 2016.

KRESS, G. Sociolinguistics and social semiotics. In: The Routledge companion to semiotics and linguistics. Routledge, 2005. p. 82-98.

MARTINS, I.; DE MORAIS, F.; SCHAAB, B.; JAQUES, P. Pedagogical Agent Gestures to Improve Learner Comprehension of Abstract Concepts in Hints. International Journal of Information and Communication Technology Education (IJICTE), v. 12, n. 3, p. 65-75, 2016.

MCNEILL, D. Hand and mind: What gestures reveal about thought. University of Chicago press, 1992.

MUNIZ, L. M.; ALBUQUERQUE, N. L. B.; SANTOS, S. I. F. Jogos de empresas como uma ferramenta lúdica no desenvolvimento de habilidades empresariais: um estudo de caso na engenharia de produção da UFAL In: Anais do VIII SIMPROD, 2016.

NATHAN, M. J.; WALKINGTON, C.; BONCODDO, R.; PIER, E.; WILLIAMS, C. C.; ALIBALI, M. W. Actions speak louder with words: The roles of action and pedagogical language for grounding mathematical proof. Learning and Instruction, v. 33, p. 182-193, 2014.

OTUMFUOR, B. A.; CARR, M. Teacher spatial skills are linked to differences in geometry instruction. British Journal of Educational Psychology, v. 87, n. 4, p. 683-699, 2017.

PACHÊCO, F. F. F.; DA SILVA, A. S.; DE ARAÚJO, J. C.; DA SILVA, J. D. Identificando o conhecimento geométrico de alunos do 6º do ensino fundamental sobre triângulos. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 344-360, 2020.

PIER, E.; WALKINGTON, C.; WILLIAMS, C.; BONCODDO, R.; WAALA, J.; ALIBALI, M. W.; NATHAN, M. J. Hear what they say and watch what they do: predicting valid mathematical proofs using speech and gesture. Boulder, CO: International Society of the Learning Sciences, 2014.

PIER, E. L.; WALKINGTON, C.; CLINTON, V.; BONCODDO, R.; WILLIAMS-PIERCE, C.; ALIBALI, M. W.; NATHAN, M. J. Embodied truths: How dynamic gestures and speech contribute to mathematical proof practices. Contemporary Educational Psychology, v. 58, p. 44-57, 2019.

RICHLAND, L. E. Linking gestures: Cross-cultural variation during instructional analogies. Cognition and Instruction, v. 33, n. 4, p. 295-321, 2015.

ROTH, W. Gestures: Their role in teaching and learning. Review of educational research, v. 71, n. 3, p. 365-392, 2001.

SABENA, C. Multimodality and the Semiotic Bundle lens: A constructive resonance with the Theory of Objectification. PNA, v. 12, n. 4, p. 185-208, 2018.

SINCLAIR, N.; BUSSI, M. G. B.; DE VILLIERS, M.; JONES, K.; KORTENKAMP, U.; LEUNG, A.; OWENS, K. Geometry education, including the use of new technologies: a survey of recent research. In: PROCEEDINGS OF THE 13TH INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION. Springer, Cham, 2017.

SHAPIRO, L. Embodied cognition. Routledge, 2019.

SINGER, M. A.; GOLDIN-MEADOW, S. Children learn when their teacher's gestures and speech differ. Psychological Science, v. 16, n. 2, p. 85-89, 2005.

VALENZENO, L.; ALIBALI, M. W.; KLATZKY, R. Teachers’ gestures facilitate students’ learning: A lesson in symmetry. Contemporary Educational Psychology, v. 28, n. 2, p. 187-204, 2003.

WAKEFIELD, E.; NOVACK, M. A.; CONGDON, E. L.; FRANCONERI, S.; GOLDIN‐MEADOW, S. Gesture helps learners learn, but not merely by guiding their visual attention. Developmental science, v. 21, n. 6, p. e12664, 2018.

WALKINGTON, C.; BONCODDO, R.; WILLIAMS, C.; NATHAN, M. J.; ALIBALI, M. W.; SIMON, E.; PIER, E. Being mathematical relations: Dynamic gestures support mathematical reasoning. Boulder, CO: International Society of the Learning Sciences, 2014.

WALKINGTON, C.; WOODS, D.; NATHAN, M. J.; CHELULE, G.; WANG, M. Does restricting hand gestures impair mathematical reasoning?. Learning and Instruction, v. 64, p. 101225, 2019.

Zusätzliche Dateien

Veröffentlicht

2021-11-16

Ausgabe

Rubrik

Artigos