Os gestos no ensino e na aprendizagem de geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75027

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar e exemplificar tipos de gestos icônicos realizados por participantes de duas oficinas por meio de um jogo criado a partir das pesquisas realizadas por um grupo consolidado junto a um programa de pós-graduação. A primeira oficina envolveu estudantes de uma Licenciatura em Matemática e a segunda estudantes do Ensino Médio. Aproveitamos o corpus de gestos produzidos para verificar como estes podem variar dependendo do contexto em que o sujeito está inserido. Foram selecionados cinco gestos icônicos produzidos com maior frequência pelos competidores. Os resultados mostraram que os indivíduos expressavam seus gestos dentro de contexto matemático e utilizaram em abundância as mãos em suas ações. Concluímos, também, que os gestos expressavam o pensamento geométrico dos participantes, indicando uma modalidade de expressão complementar à fala no processo de ensino, em particular.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Análise Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Matemática Pura e Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação (Matemática) pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande e atualmente atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana na cidade de Santa Maria – RS onde é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria e editor da revista Vidya. No momento, está de diretor regional da SBEM-RS, gestão 2018-2021 e vice coordenador do GT4 – Ensino Superior da SBEM.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade Franciscana (UFN) sob orientação do prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, geometria e ensino e aprendizagem de matemática. Participa desde 2018 do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo.

Referências

ALIBALI, M. W.; NATHAN, M. J. Embodiment in mathematics teaching and learning: Evidence from learners' and teachers' gestures. Journal of the learning sciences, v. 21, n. 2, p. 247-286, 2012.

ALIBALI, M. W., YOUNG, A. G., CROOKS, N. M., YEO, A., WOLFGRAM, M. S., LEDESMA, I. M., KNUTH, E. J. Students learn more when their teacher has learned to gesture effectively. Gesture, v. 13, n. 2, p. 210-233, 2013.

ALIBALI, M. W., NATHAN, M. J., WOLFGRAM, M. S., CHURCH, R. B., JACOBS, S. A., JOHNSON MARTINEZ, C., & KNUTH, E. J. How teachers link ideas in mathematics instruction using speech and gesture: A corpus analysis. Cognition and instruction, v. 32, n. 1, p. 65-100, 2014.

ARZARELLO, F.. Semiosis as a multimodal process. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa RELIME, v. 9, n. Extraordinario 1, p. 267-299, 2006.

ARZARELLO, F.; PAOLA, D.; ROBUTTI, O.; SABENA, C ARZARELLO. Gestures as semiotic resources in the mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, v. 70, n. 2, p. 97-109, 2009.

BAUER, G.; GASKELL, G.; ALLUM, N.C. Qualidade, quantidade e interesse do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 17-36.

BUI, K. N.; HARMAN, R. Teaching Mathematics to English Learners: The Interplay Between Gestures and Discourse in Explaining Mathematical Concepts. In: Handbook of Research on Assessment Practices and Pedagogical Models for Immigrant Students. IGI Global, 2019. p. 18-40.

COOK, S. W.; FRIEDMAN, H. S.; DUGGAN, K. A.; CUI, J.; POPESCU, V. Hand gesture and mathematics learning: lessons from an Avatar. Cognitive science, v. 41, n. 2, p. 518-535, 2017.

CONGDON, E. L., NOVACK, M. A.; BROOKS, N.; HEMANI-LOPEZ, N.; O'KEEFE, L.; GOLDIN-MEADOW, S. Better together: Simultaneous presentation of speech and gesture in math instruction supports generalization and retention. Learning and instruction, v. 50, p. 65-74, 2017.

CHEN, C.; HERBST, P. The interplay among gestures, discourse, and diagrams in students’ geometrical reasoning. Educational Studies in Mathematics, v. 83, n. 2, p. 285-307, 2013.

CHU, M.; KITA, S. The nature of gestures' beneficial role in spatial problem solving. Journal of Experimental Psychology: General, v. 140, n. 1, p. 102, 2011.

DALBERIO, O.; DALBERIO, M. C. B. Metodologia científica: desafios e caminhos. São Paulo: Paulus, 2009.

GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.

GÖKSUN, T.; GOLDIN-MEADOW, S.; NEWCOMBE, N.; SHIPLEY, T. Individual differences in mental rotation: what does gesture tell us? Cognitive processing, v. 14, n. 2, p. 153-162, 2013.

GOLDIN-MEADOW, S. Hearing gesture: How our hands help us think. Harvard University Press, 2005.

GOLDIN-MEADOW, S. Talking and thinking with our hands. Current directions in psychological science, v. 15, n. 1, p. 34-39, 2006.

HORD, C.; MARITA, S.; WALSH, J. B.; TOMARO, T. M.; GORDON, K.; SALDANHA, R. L. Teacher and Student Use of Gesture and Access to Secondary Mathematics for Students with Learning Disabilities: An Exploratory Study. Learning Disabilities: A Contemporary Journal, v. 14, n. 2, p. 189-206, 2016.

HOSTETTER, A. B. When do gestures communicate? A meta-analysis. Psychological bulletin, v. 137, n. 2, p. 297, 2011.

KASTENS, K. A.; AGRAWAL, S.; LIBEN, L.S. Research methodologies in science education: The role of gestures in geoscience teaching and learning. Journal of Geoscience Education, v. 56, n. 4, p. 362-368, 2008.

KENDON, A. An agenda for gesture studies. Semiotic review of books, v. 7, n. 3, p. 1-22, 1996.

KENDON, A. Gesticulation and speech: Two aspects of the process of utterance In Key MR (Ed.), The relationship of verbal and nonverbal communication (pp. 207–227). The Hague, Netherlands: Mouton, 1980.

LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documento de pesquisa. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 13. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2015. p.137-155.

KOUMOUTSAKIS, T., CHURCH, R. B., ALIBALI, M. W., SINGER, M., & AYMAN-NOLLEY, S. Gesture in instruction: Evidence from live and video lessons. Journal of Nonverbal Behavior, v. 40, n. 4, p. 301-315, 2016.

KRESS, G. Sociolinguistics and social semiotics. In: The Routledge companion to semiotics and linguistics. Routledge, 2005. p. 82-98.

MARTINS, I.; DE MORAIS, F.; SCHAAB, B.; JAQUES, P. Pedagogical Agent Gestures to Improve Learner Comprehension of Abstract Concepts in Hints. International Journal of Information and Communication Technology Education (IJICTE), v. 12, n. 3, p. 65-75, 2016.

MCNEILL, D. Hand and mind: What gestures reveal about thought. University of Chicago press, 1992.

MUNIZ, L. M.; ALBUQUERQUE, N. L. B.; SANTOS, S. I. F. Jogos de empresas como uma ferramenta lúdica no desenvolvimento de habilidades empresariais: um estudo de caso na engenharia de produção da UFAL In: Anais do VIII SIMPROD, 2016.

NATHAN, M. J.; WALKINGTON, C.; BONCODDO, R.; PIER, E.; WILLIAMS, C. C.; ALIBALI, M. W. Actions speak louder with words: The roles of action and pedagogical language for grounding mathematical proof. Learning and Instruction, v. 33, p. 182-193, 2014.

OTUMFUOR, B. A.; CARR, M. Teacher spatial skills are linked to differences in geometry instruction. British Journal of Educational Psychology, v. 87, n. 4, p. 683-699, 2017.

PACHÊCO, F. F. F.; DA SILVA, A. S.; DE ARAÚJO, J. C.; DA SILVA, J. D. Identificando o conhecimento geométrico de alunos do 6º do ensino fundamental sobre triângulos. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 344-360, 2020.

PIER, E.; WALKINGTON, C.; WILLIAMS, C.; BONCODDO, R.; WAALA, J.; ALIBALI, M. W.; NATHAN, M. J. Hear what they say and watch what they do: predicting valid mathematical proofs using speech and gesture. Boulder, CO: International Society of the Learning Sciences, 2014.

PIER, E. L.; WALKINGTON, C.; CLINTON, V.; BONCODDO, R.; WILLIAMS-PIERCE, C.; ALIBALI, M. W.; NATHAN, M. J. Embodied truths: How dynamic gestures and speech contribute to mathematical proof practices. Contemporary Educational Psychology, v. 58, p. 44-57, 2019.

RICHLAND, L. E. Linking gestures: Cross-cultural variation during instructional analogies. Cognition and Instruction, v. 33, n. 4, p. 295-321, 2015.

ROTH, W. Gestures: Their role in teaching and learning. Review of educational research, v. 71, n. 3, p. 365-392, 2001.

SABENA, C. Multimodality and the Semiotic Bundle lens: A constructive resonance with the Theory of Objectification. PNA, v. 12, n. 4, p. 185-208, 2018.

SINCLAIR, N.; BUSSI, M. G. B.; DE VILLIERS, M.; JONES, K.; KORTENKAMP, U.; LEUNG, A.; OWENS, K. Geometry education, including the use of new technologies: a survey of recent research. In: PROCEEDINGS OF THE 13TH INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION. Springer, Cham, 2017.

SHAPIRO, L. Embodied cognition. Routledge, 2019.

SINGER, M. A.; GOLDIN-MEADOW, S. Children learn when their teacher's gestures and speech differ. Psychological Science, v. 16, n. 2, p. 85-89, 2005.

VALENZENO, L.; ALIBALI, M. W.; KLATZKY, R. Teachers’ gestures facilitate students’ learning: A lesson in symmetry. Contemporary Educational Psychology, v. 28, n. 2, p. 187-204, 2003.

WAKEFIELD, E.; NOVACK, M. A.; CONGDON, E. L.; FRANCONERI, S.; GOLDIN‐MEADOW, S. Gesture helps learners learn, but not merely by guiding their visual attention. Developmental science, v. 21, n. 6, p. e12664, 2018.

WALKINGTON, C.; BONCODDO, R.; WILLIAMS, C.; NATHAN, M. J.; ALIBALI, M. W.; SIMON, E.; PIER, E. Being mathematical relations: Dynamic gestures support mathematical reasoning. Boulder, CO: International Society of the Learning Sciences, 2014.

WALKINGTON, C.; WOODS, D.; NATHAN, M. J.; CHELULE, G.; WANG, M. Does restricting hand gestures impair mathematical reasoning?. Learning and Instruction, v. 64, p. 101225, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

Artigos