Resolução de problemas abertos na formação inicial de professores de matemática

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Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo E.E.E.M. João Habekost
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e81389

Palavras-chave:

treinamento, lúdico, esporte.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se o recorte dos resultados de uma investigação qualitativa, em que o objetivo foi investigar, por meio da resolução de problemas abertos com o uso de tecnologias digitais, quais aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e relativos à abordagem de temas de relevância social, que se apresentam na formação inicial de professores de Matemática. Para isso, realizou-se o design de um problema aberto, que abordou um assunto ligado ao Meio Ambiente e foram utilizadas as tecnologias digitais. A proposta de resolução ocorreu com um grupo de alunos, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/Canoas - Rio Grande do Sul - Brasil. Eles foram orientados quanto aos registros do processo de resolução e às indagações, para a reflexão. De acordo com tais registros, compreendeu-se que a experiência de resolvedor e a reflexão possibilitaram a tomada de decisões, execução de ações e elaboração de concepções metodológicas sobre o ensino da Matemática.

Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, E.E.E.M. João Habekost

Professora de Matemática e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost, em Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul, 2017) e Pós-doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, Rio Grande do Sul, 2019. Atua como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Professora Titular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Ciências da Educação (Universidade Pontifícia de Salamanca, Salamanca, Espanha, 1997) e Pós-doutora em Tecnologias Educacionais pela Universidade de La Laguna em Tenerife, Espanha, 2011. Bolsista de produtividade do CNPq. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e no curso de Licenciatura em Matemática, ambos da ULBRA. Atua no GT2 e GT3 da SBEM, tendo sido coordenadora do GT2. Foi diretora da SBEM/RS (2009/2012).

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Publicado

2022-05-16

Edição

Seção

Artigos