Estruturação de perguntas no ensino de ciências por investigação

uma proposta visando a alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e87409

Palavras-chave:

Perguntas, Ensino de ciências por investigação, Interações, Alfabetização científica

Resumo

Estudos destacam o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) para aumentar o protagonismo dos estudantes nas aulas de Ciências, e salientam a necessidade de aperfeiçoar essa abordagem, estudando inclusive as perguntas em sala de aula. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar a estruturação de perguntas dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental visando a Alfabetização Científica no contexto do ENCI. No percurso metodológico, utilizamos a perspectiva bakhtiniana para analisar perguntas dos estudantes em uma aula inserida de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Como resultados, destacamos uma classificação de perguntas que pode potencializar a investigação no ensino de Ciências. Além disso, o fomento aos estudantes para elaborarem suas próprias perguntas, seja com a leitura, a oralidade ou a escrita, favorece sua curiosidade, proporcionando maiores interações entre si e compreendendo que aprender a perguntar está profundamente relacionado com as habilidades desenvolvidas no contexto do ENCI. Isso favorece uma compreensão de mundo essencial para investigar problemas e ampliar a criticidade.

Biografia do Autor

Uilian dos Santos Santana, Universidade Federal da Bahia

Doutorando Pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC) e licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9370-4813

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Titular da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), Docente Permanente dos Programas de Pós Graduação em Educação, Mestrado Profissional (PPGE) e em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7005-3341.

 

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos