Aprendizagem das interações alélicas ao nível molecular por meio de uma sequência didática com caráter investigativo no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e92984

Palavras-chave:

Ensino de genética, Ensino de ciências por investigação, Interações genéticas, Dominância e recessividade, Transgenia

Resumo

Interações alélicas, como dominância e recessividade, são comumente ensinadas sem ênfase nas relações das proteínas resultantes da expressão gênica. Isto pode levar a lacunas na compreensão de conceitos genéticos e processos como transgenia e terapia gênica. Este trabalho teve como objetivo elaborar, utilizar e avaliar uma sequência didática (SD) de genética com abordagem investigativa para estudantes da educação básica. Utilizou-se de aulas dialogadas, trabalhos em grupos e rodas de conversa, e um modelo para representação dos fenótipos com tinta guache e situações-problema envolvendo uma obra de arte transgênica. A sequência permitiu a construção do conhecimento em genética com o engajamento dos estudantes no desenvolvimento das atividades, efetivando os domínios conceituais sobre dominância e recessividade, bem como os domínios epistêmico e social, ainda que em menor grau. A sequência trouxe um caráter inovador ao lidar com a complexidade da genética moderna para além dos conceitos da genética mendeliana, tradicionalmente ensinados há décadas.

Biografia do Autor

Mayana Flávia Ferreira Pimenta, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – PROFBIO-UFMG. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2017) e graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade de Itaúna (2009). Especialista em Gestão Ambiental Integrada pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais e técnica em Meio Ambiente.

Rafaella Cardoso Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre e Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou, entre 2014-2015, doutorado sanduíche no New York Botanical Garden/New York na qualidade de bolsista CNPq. Atuou durante o doutorado (2012-2015) como professora bolsista CAPES/REUNI da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora voluntária na disciplina Genética e Evolução para o curso de Medicina Veterinária da UFMG. É professora efetiva no Instituto de Educação de Minas Gerais, pós-doutoranda em Genética pela UFMG e foi bolsista de apoio técnico em extensão/CNPq no projeto: Ensino de Genética, conceitos e aprendizagem - Aplicações no Ensino Básico. 

Adlane Vilas-Boas Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bióloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), com mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Genética - University of British Columbia, Canadá (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais atuando em extensão e nas áreas de pesquisa e ensino em Genética, divulgação científica e percepção pública da ciência. Orienta nos programas de Pós-graduação em Genética na área de ensino em Genética e divulgação científica e no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia PROFBIO.

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Publicado

2024-08-15

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Artigos