O ensino e a formação de professores de biologia em interface com as temáticas da etnoecologia e da agroecologia: uma revisão sistemática a partir de publicações científicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93350Palavras-chave:
Conhecimento ecológico local, Ensino de biologia, Diversidade culturalResumo
A presente investigação objetivou analisar estudos científicos acerca do ensino e formação de professores de Biologia em interface com a Etnoecologia ou a Agroecologia. A pesquisa é de natureza bibliográfica, do tipo Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O mapeamento foi realizado em bases de dados, eventos e periódicos científicos. O corpus de análise totalizou 16 trabalhos e artigos científicos. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo de Bardin e com o apoio do software ATLAS.ti. A análise da investigação, de modo geral, aponta que a maioria das produções se preocuparam em investigar os conhecimentos originários do contexto dos estudantes, porém não explicitaram o modo como esses conhecimentos foram ou devem ser considerados e valorizados na interação com os científicos.
Referências
AIKENHEAD, G. S.; JEGEDE, O. J. Cross-cultural science education: A cognitive explanation of a cultural phenomenon. Journal of Research in Science Teaching, v. 36, n. 3, p. 269-287, 1999. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/(SICI)1098-2736(199903)36:3%3C269::AID-TEA3%3E3.0.CO;2-T. Último acesso em: 10 jan. 2021.
AIKENHEAD, G. S. Studant’sease in crossing cultural borders in to school science. Science Education, v. 85, n. 2, p. 180-188, 2001. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/1098-237X(200103)85:2%3C180::AID-SCE50%3E3.0.CO;2-1. Último acesso em: 21 mar. 2021.
AIKENHEAD, G. ‘STS education: a rose by any other name’. In: A vision for science education: responding to the work of Peter J. Fensham. CROSS, R. (Ed.) New York, NY, U.S.A.: Routledge, 2003. , p. 59–75
BAPITISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1516-73132010000300012&script=sci_abstract. Último acesso em: 6 fev. 2021.
BAPITISTA, G. C. S. Do cientificismo ao diálogo intercultural na formação do professor e ensino de ciências. Interacções, v. 10, n. 31, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6369. Último acesso em: 11 fev. 2021.
BAPITISTA, G. C. S; MOLINA-ANDRADE, A. Science teachers’ conceptions about the importance of teaching and how to teach western science to students from traditional communities. Human Arenas, p. 1-28, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42087-021-00257-4. Último acesso em: 15 jan. 2022.
BAPITISTA, G. C. S; SILVA, D. G.; ROBLES-PIÑEROS, J. Narrativas de estudantes de comunidades tradicionais como possibilidades para o diálogo intercultural no ensino de ciências. Revista Contexto & Amp; Educação, v. 34, n. 108, p. 92–103, 2019.
BAPITISTA, G. C. S; SANTOS, R. da S.; COBERN, W. W. Perspectives on the origins of life in science textbooks from a christian publisher: implications for teaching science. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 14, n. 2, p. 309-326, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10763-015-9641-6. Último acesso em: 17 mai. 2021.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BARRERA-BASSOLS, N.; TOLEDO, V. M. Ethnoecology of the Yucatec Maya: symbolism, knowledge and management of natural resources. Journal of Latin American Geography, p. 9-41, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25765087. Último acesso em: 13 jan. 2021.
CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
CANEN, A.; XAVIER, G. P. de M. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, p. 641-661, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qfNQJ3GxNDJTwG5kbXZw8Rs/. Último acesso em: 24 mar. 2021.
COBERN, W. W. Constructivism and non-western science education research. International Journal of Science Education, Routledge, v. 18, n. 3, p. 295-310, 1996. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0950069960180303. Último acesso em: 8 mai. 2022.
COBERN, W. W.; LOVING, C. C. Defining “science” in a multicultural world: implications for science education. Science Education, v. 85, n. 1, p. 50-67, 2001. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/1098-237X(200101)85:1%3C50::AID-SCE5%3E3.0.CO;2-G. Último acesso em: 8 mai. 2022.
COSTA, V. B. When Science is “Another World”: relastion ships between worlds of family, friends, school, and science. Science Education, v. 79, n. 3, p. 313- 333, 1995. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.3730790306. Último acesso em: 10 abr. 2022.
EL-HANI, C. N.; MORTIMER, E. F. Multicultural education, pragmatism, and the goals of science teaching. Cultural Studies of Science Education, v. 2, n. 3, p. 657-702, 2007. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11422-007-9064-y. Último acesso em: 3 fev. 2021.
EL-HANI, N. C.; SEPÚLVEDA, C. Referenciais teóricos e subsídios metodológicos para a pesquisa sobre as relações entre educação científica e cultura. In: SANTOS, F. T.; GRECA, M. (Orgs.) Pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Rio Grande do Sul: Unijuí Editora, 2006. p.161–212.
FERNÁNDEZ, J. M. Algunas consideraciones para la utilización de las ideas previas em la enseñanza de las ciencias morfológicas veterinarias. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 1, n. 3, p. 141-152, 2002. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://reec.educacioneditora.net/volumenes/volumen1/REEC_1_3_2.pdf. Último acesso em: 5 fev. 2022.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Último acesso em: 7 jun. 2022.
GUHUR, D. M. P., TONÁ, N. Agroecologia. In: CALDART, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da educação no campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 59-67.
HODSON, D. In search of a rationale for multicultural science education. Science Education, v. 77, p. 685-711, 1993. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.3730770611. Último acesso em: 16 ago. 2021.
JEGEDE, O. Collateral learning and the eco-cultural paradigm in science and mathematics education in Africa. Studies in Science Education, v. 25, p. 97-137. 1995. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/03057269508560051. Último acesso em: 5 jul. 2022.
LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 3, n. 1, p. 36-51, 2002.
MARQUES, J. G. W. Pescando pescadores: etnoecologia abrangente no baixo São Francisco alagoano. São Paulo: NUPAUB, 1995.
MARQUES, J. G. Pescando pescadores: ciência e etnociência em uma perspectiva ecológica. São Paulo: NUPAUB, 2001.
MATTHEWS, M. R. Science teaching: The role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.
MEDINA-JEREZ, W. Between local culture and school science: The case of provincial and urban students from eastern Colombia. Research in Science Education, v. 38, n. 2, p. 189-212, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-007-9044-y. Último acesso em: 19 jul. 2022.
MOLINA-ANDRADE, A.; UTGES, G. Diversidad cultural, concepciones de los profesores y los ámbitos de sus prácticas. Dos estudios de caso. Revista de Enseñanza de la Física, v. 24, n. 2, p. 7-26, 2011. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/8168. Último acesso em: 15 jun. 2022.
MOLINA-ANDRADE, A.; MOJICA, L. Enseñanza como puente entre conocimientos científicos escolares y conocimientos ecológicos tradicionales. Magis. Revista Internacional de Investigación em Educación, v. 6, n. 12, p. 37-53, 2013. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.redalyc.org/pdf/2810/281029756003.pdf. Último acesso em: 15 jun. 2022.
MOLINA-ANDRADE, A.; MOSQUERA-SUÁREZ, C. J.; UTGES-VOLPE, G. R.; MOJICA-RÍOS, L.; CIFUENTES-ARCILA, M.C.; REYES-RONCANCIO, J. D.; MARTÍNEZ-RIVERA, C. A.; PEDREROS-MARTÍNEZ, R. I. Concepciones de los profesores sobre el fenómeno de la diversidad cultural y sus implicaciones em la enseñanza delas ciencias. n. 6, Series Groups. Bogotá (Colombia): Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2014.
NASCIBEM, F. G.; VIVEIRO, A. A. Para além do conhecimento científico: a importância dos saberes populares para o ensino de ciências. Interacções, Lisboa, v. 11, n. 39, p. 285-295, 2015. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8738. Último acesso em: 14 mai. 2021.
OGAWA, M. Science education in a multiscience perspective. Science Education, v. 79, p. 583-593, 1995. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.3730790507. Último acesso em: 12 abr. 2022.
PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 yearson. Science Education, v. 95, n. 4, p. 601–626, 2011.
Doi: https://doi.org/10.1002/sce.20435.
POSNER, G. J.; STRIKE, K. A.; HEWSON, P.W.; GERTZOG, W. A. Acommodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, New York, v. 66, n. 22, 1982, p. 211-227.
PRADO, H. M.; MURIETA, R. S. S. Ethnoecology in perspective: the origins, interfaces and current trends of a growing field. Ambiente e sociedade, São Paulo, v.8, n. 4, p. 133-154, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/NmcQMqbZb8dzgYkW4bx5ppn/?lang=en&format=html. Último acesso em: 20 ago. 2021.
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2014000100002&script=sci_abstract&tlng=en. Último acesso em: 21 fev. 2021.
REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas: Uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2013. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9577. Último acesso em: 5 ago. 2022.
REIS, P. Controvérsias sociocientíficas: discutir ou não discutir? Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.
REYES-GARCÍA, V., SANZ, N. M. Etnoecología: punto de encuentro entre naturaleza y cultura. Ecosistemas, v. 16, n. 3, p. 46-55, 2007. Disponível em: https://revistaecosistemas.net/index.php/ecosistemas/article/view/92. Último acesso em: 20 ago. 2021.
SIDDAWAY, A. P.; WOOD, A. M.; HEDGES, L. V. How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annual review of psychology, v. 70, p. 747-770, 2019. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-psych-010418-102803. Último acesso em: 8 out. 2022.
SIEGEL, H. Science education: multicultural and universal. Interchange, v. 28, p. 97-108, 1997. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1007314420384. Último acesso em: 4 set. 2021.
SNIVELY, G.; CORSIGLIA, J. Rediscovering indigenous science: Implications for science education. Science Education, v. 85, p. 6-34, 2001. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/1098-237X(200101)85:1%3C6::AID-SCE3%3E3.0.CO;2-R. Último acesso em: 21 ago. 2022.
TOLEDO, V. M. Ethnoecology: A conceptual framework for the study of indigenous knowledge of nature. In: International Congress of Ethnobiology, 7, 2000, Georgia, Anais... Georgia, USA, International Society of Ethnobiology, c/o University of Georgia Press, 2002, p. 511-522.
TOLEDO, V. M.; ALARCÓN-CHÁIRES. P. La Etnoecología hoy: Panorama, avances, desafíos. [México]: Artículos, Laboratorio de Etnoecologia, Centro de Investigaciones, Universidad Nacional Autónoma de México, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2012.
TOLEDO, V. M.; BARRERA-BASSOLS, N. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 20, p. 31-45, 2009. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://revistas.ufpr.br/made/article/viewFile/14519/10948. Último acesso em: 25 mar. 2021.
WILLIAMS, H. A critique of Hodson’s “In search of a rationale for multicultural science education”. Science Education, v. 78, p. 515-520, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY