O ensino e a formação de professores de biologia em interface com as temáticas da etnoecologia e da agroecologia: uma revisão sistemática a partir de publicações científicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93350Palavras-chave:
Conhecimento ecológico local, Ensino de biologia, Diversidade culturalResumo
A presente investigação objetivou analisar estudos científicos acerca do ensino e formação de professores de Biologia em interface com a Etnoecologia ou a Agroecologia. A pesquisa é de natureza bibliográfica, do tipo Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O mapeamento foi realizado em bases de dados, eventos e periódicos científicos. O corpus de análise totalizou 16 trabalhos e artigos científicos. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo de Bardin e com o apoio do software ATLAS.ti. A análise da investigação, de modo geral, aponta que a maioria das produções se preocuparam em investigar os conhecimentos originários do contexto dos estudantes, porém não explicitaram o modo como esses conhecimentos foram ou devem ser considerados e valorizados na interação com os científicos.
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