O ensino e a formação de professores de biologia em interface com as temáticas da etnoecologia e da agroecologia: uma revisão sistemática a partir de publicações científicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93350

Palavras-chave:

Conhecimento ecológico local, Ensino de biologia, Diversidade cultural

Resumo

A presente investigação objetivou analisar estudos científicos acerca do ensino e formação de professores de Biologia em interface com a Etnoecologia ou a Agroecologia. A pesquisa é de natureza bibliográfica, do tipo Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O mapeamento foi realizado em bases de dados, eventos e periódicos científicos. O corpus de análise totalizou 16 trabalhos e artigos científicos. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo de Bardin e com o apoio do software ATLAS.ti. A análise da investigação, de modo geral, aponta que a maioria das produções se preocuparam em investigar os conhecimentos originários do contexto dos estudantes, porém não explicitaram o modo como esses conhecimentos foram ou devem ser considerados e valorizados na interação com os científicos.

Biografia do Autor

Emanuele Maria Leite Suzart, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membra do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC) e desenvolve pesquisas com temáticas da Etnobiologia, Etnoecologia, Agroecologia, ensino e formação de professores de Ciências e Biologia tendo em vista a educação científica intercultural.

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC/ UFBA-UEFS). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fundadora e coordenadora do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (Gieec/UEFS) e desenvolve pesquisas com os seguintes temas: conhecimento tradicional, etnobiologia, educação científica e diversidade cultural, ensino e formação de professores de biologia.

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2024-08-15

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Artigos