Uma vivência interdisciplinar na formação de professores de física: disciplina interdepartamental em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93785

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Diretriz Curricular de Formação de Professores de 2015

Resumo

Este artigo discute reflexos de uma política pública recente na formação de professores de Física: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, resolução CNE/CP nº 02/2015. Um princípio pedagógico relevante nessa diretriz é a interdisciplinaridade. Nesse sentido, são apresentados e analisados alguns resultados de uma pesquisa de doutorado que envolveu o planejamento, a construção e a oferta de uma disciplina interdisciplinar e interdepartamental na Licenciatura em Física de uma universidade pública. A disciplina tornou-se obrigatória na formação inicial no âmbito de uma reestruturação curricular para atender às diretrizes de 2015. Os resultados mostram que a disciplina consegue promover uma vivência interdisciplinar rica, em um ambiente de permanente diálogo, incitando discussões críticas em torno de tópicos escolhidos colaborativamente, ao colocar estudantes e professores de Física, Química e Biologia na mesma sala de aula. 

Biografia do Autor

Lisiane Araujo Pinheiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Licenciada e Bacharel em Física (2003) pela PUCRS. Mestrado Profissional em Ensino de Física pela UFRGS (2011). Doutorado em Ensino de Física pela UFRGS (2021). Atuou profissionalmente no Colégio de Aplicação da UFRGS, na rede estadual do RS, na Escola de Aplicação Feevale (Novo Hamburgo/RS), Instituto Federal Catarinense, campus Videira e no Instituto Federal Sul-Rio-grandense, campus Passo Fundo. Atualmente é professora no Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Charqueadas. Tem experiência em Ensino de Física, atuado principalmente nos seguintes temas: ensino de Física Moderna e Contemporânea, formação de professores e teorias de currículo. 

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente, é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. Desenvolve pesquisa nas áreas de Filosofia da Ciência (e suas implicações no ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica.

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Publicado

2024-08-15

Edição

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Artigos