Uma vivência interdisciplinar na formação de professores de física: disciplina interdepartamental em uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93785Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Diretriz Curricular de Formação de Professores de 2015Resumo
Este artigo discute reflexos de uma política pública recente na formação de professores de Física: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, resolução CNE/CP nº 02/2015. Um princípio pedagógico relevante nessa diretriz é a interdisciplinaridade. Nesse sentido, são apresentados e analisados alguns resultados de uma pesquisa de doutorado que envolveu o planejamento, a construção e a oferta de uma disciplina interdisciplinar e interdepartamental na Licenciatura em Física de uma universidade pública. A disciplina tornou-se obrigatória na formação inicial no âmbito de uma reestruturação curricular para atender às diretrizes de 2015. Os resultados mostram que a disciplina consegue promover uma vivência interdisciplinar rica, em um ambiente de permanente diálogo, incitando discussões críticas em torno de tópicos escolhidos colaborativamente, ao colocar estudantes e professores de Física, Química e Biologia na mesma sala de aula.
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