Movimento CTS como um programa de pesquisa dentro da área de educação em ciências

Autores

  • Paulo Marcelo Marini Teixeira Southwest Bahia State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93821

Palavras-chave:

Educação em ciências, Educação CTS, Imre Lakatos, Programa de pesquisa

Resumo

O artigo é um ensaio a respeito das pesquisas desenvolvidas dentro da área de Educação em Ciências, particularmente focalizando os estudos associados à Educação CTS. Utilizando a epistemologia lakatosiana, caracterizamos os elementos básicos de um programa de pesquisa e, em seguida, examinamos o desenvolvimento da Educação CTS, com especial olhar para o contexto brasileiro e latino-americano. Apontamos que temos um programa de pesquisa progressivo, com um núcleo irredutível muito bem estabelecido e discutimos alguns aspectos relativos ao seu cinturão protetor e ao trabalho que acontece dentro de seus limites. Ao assinalarmos que temos um programa de pesquisa progressivo, argumentamos que seu desenvolvimento teórico parece caminhar mais aceleradamente do que o desenvolvimento empírico, mas isso significa também que há muito trabalho ainda a ser feito, sobretudo no campo empírico-prático, com impacto potencialmente positivo para a educação científica em nosso país.

Biografia do Autor

Paulo Marcelo Marini Teixeira, Southwest Bahia State University

Doutor e Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Educação para a Ciências pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-BAURU). Licenciado em Biologia e Matemática. É Professor Pleno, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui interesse em pesquisas sobre o Movimento CTS e Pesquisas sobre o Estado da Arte na área de Educação em Ciências.

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2024-08-15

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Artigos