Abordagem relacional no ensino de fisiologia humana no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93857

Palavras-chave:

Sistemas fisiológicos, Integração, Abordagem relacional, Ensino de Biologia

Resumo

Neste trabalho partimos de uma discussão sobre o ensino de fisiologia humana no Ensino Médio, assim como sua tradição de enfoque em aspectos estruturais e pouca ênfase no estudo de mecanismos e fenômenos fisiológicos. Discutimos as consequências de conduzir o ensino desta forma para a formação dos estudantes e apresentamos uma alternativa ao ensino de fisiologia humana que valoriza a abordagem de todos os elementos dos sistemas – componentes, mecanismos e fenômenos. Assim, o objetivo do estudo foi mapear, a partir levantamento documental, o ensino de fisiologia humana na Educação Básica e propor uma forma sistemática de organizar o ensino dos conteúdos na perspectiva de uma abordagem relacional. Conduzimos um levantamento bibliográfico sobre o tema na área de Ensino de Ciências. Com esse procedimento identificamos lacunas nas propostas apresentadas e, a partir disso, estabelecemos critérios para elaboração e organização de uma abordagem com a perspectiva relacional desse conteúdo, no nível do Ensino Médio. Argumentamos a favor do oferecimento de uma alternativa ao ensino usual, em que se busca superar a fragmentação e memorização de conteúdos, no sentido de contribuir com uma compreensão sistêmica sobre o funcionamento do corpo humano.

Biografia do Autor

Ana Paula Miranda Guimarães, Instituto Federal da Bahia

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/campus Camaçari. Possui Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Possui interesse em pesquisa na área de Ensino de Ciências e Biologia. É uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) e por fim, é líder do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Inovações Educacionais (ENCINE) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em ensino de ciências (NUPEC) do IFBA.

Lídia Cabral Moreira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestre e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana - UFBA/UEFS. Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) - UFBA. Atualmente é professora de Biologia do Estado da Bahia.

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

Professora associada do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, departamento de Física do Estado Sólido. Licenciada em Física, Especialista em Ensino de Ciências, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Pós-Doutorado em Neurociência na Universidad de Granada, Espanha, onde desenvolveu pesquisa sobre memória de trabalho e Carga Cognitiva. É uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) e desenvolve pesquisas interdisciplinares que envolvem ensino de ciências e neurociência, atuando também na formação de professores através de programas institucionais. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS).

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Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

Artigos