Ensino de ciências no curso normal: um estudo de revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95915

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Formação inicial de professores, Currículo, Anos iniciais

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar e refletir sobre o Curso Normal (CN), focando na área de Ciências da Natureza. A metodologia constitui-se em uma pesquisa qualitativa, na forma de revisão bibliográfica exploratória, a partir de dissertações brasileiras selecionadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (DBTD), que discutem o Ensino de Ciência (EC) no Curso Normal. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. A pesquisa destacou que o Ensino de Ciência na formação dos Anos Iniciais tem um papel fundamental na infância, emergindo a discussão sobre a Educação Ambiental e a Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), contribuindo para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e atuantes no contexto social. O estudo trouxe à tona que se faz necessária maior atenção aos conhecimentos pedagógicos e científicos básicos dos professores que atuam no CN no EC.

Biografia do Autor

Jaqueline Boz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UNIJUI, com formação em Pedagogia e especialização em diversas áreas da educação pela UNINTER. Mestre em Ensino de Ciências pela UFFS. Atua como Coordenadora Pedagógica e Docente.

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ/RS) e doutorado em Educação (UFSM/RS). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPP/ UFFS). Integrante da Rede Brasileira por instituições educativas socialmente justas, aldeias, campos e cidades que educam/REDHUMANI. Delegada da Cátedra Unesco/Unitwin Cidade que Educa e Transforma. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Políticas educacionais, Currículo, Gestão, Formação de professores.

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2024-12-04

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Artigos