Materiais curriculares de matemática e educação de jovens e adultos: dimensão estrutural da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95982

Palavras-chave:

Materiais curriculares, Matemática, Educação de jovens e adultos

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar e caracterizar a dimensão estrutural (DE) da prática pedagógica construída a partir da relação entre professor e materiais curriculares (MC) de Matemática, utilizados cotidianamente no delineamento de aulas na Educação de Jovens e Adultos, bem como compreender os fatores que afetam a prática pedagógica realizada neste contexto. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado nos pressupostos de Bernstein. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com professores e observações das aulas. Os resultados indicaram que as transformações que ocorrem na DE da prática pedagógica realizada em sala de aula e as situações que promoveram a variação da classificação definiram uma prática pedagógica caracterizada por espaços visivelmente demarcados entre sujeitos e discursos especializados. Essa prática privilegia o trabalho individual, legitima os discursos fornecidos pelos professores, promove hierarquização entre conteúdos com preferência pelo discurso acadêmico e especialização do conteúdo matemático em relação a outros conteúdos.

Biografia do Autor

Fábio Silva Gomes, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco, Mestrado em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Técnico em Assuntos e Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

Andreia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2024-10-14

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Artigos