Materiais curriculares de matemática e educação de jovens e adultos: dimensão estrutural da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95982Palavras-chave:
Materiais curriculares, Matemática, Educação de jovens e adultosResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar e caracterizar a dimensão estrutural (DE) da prática pedagógica construída a partir da relação entre professor e materiais curriculares (MC) de Matemática, utilizados cotidianamente no delineamento de aulas na Educação de Jovens e Adultos, bem como compreender os fatores que afetam a prática pedagógica realizada neste contexto. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado nos pressupostos de Bernstein. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com professores e observações das aulas. Os resultados indicaram que as transformações que ocorrem na DE da prática pedagógica realizada em sala de aula e as situações que promoveram a variação da classificação definiram uma prática pedagógica caracterizada por espaços visivelmente demarcados entre sujeitos e discursos especializados. Essa prática privilegia o trabalho individual, legitima os discursos fornecidos pelos professores, promove hierarquização entre conteúdos com preferência pelo discurso acadêmico e especialização do conteúdo matemático em relação a outros conteúdos.
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