Uma ferramenta para orientar e mapear sequências didáticas fundamentadas em questões sociocientíficas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e96539Palavras-chave:
Questões sociocientíficas, Educação CTSA, Caracterização de sequências didáticas , Letramento científicoResumo
As questões sociocientíficas (QSC) vêm ganhando notoriedade no ensino de Ciências, por viabilizarem o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, importantes para o posicionamento crítico e a promoção de ações frente às problemáticas presentes no cotidiano. Entretanto, os objetivos de aprendizagem almejados na abordagem de QSC no Ensino de Ciências têm tido pouca visibilidade nas pesquisas. Na presente pesquisa, propomos o aperfeiçoamento de uma ferramenta analítica para orientar e mapear propostas didáticas baseadas em QSC por meio de eixos norteadores e subcategorias representativas das características essenciais relacionadas aos objetivos de ensino subjacentes a essas propostas. Tal ferramenta atualizada foi utilizada na caracterização de sequências didáticas (SD) elaboradas por professores de Ciências em um curso de formação continuada. A análise desses dados permitiu inferir que, embora as SD apresentassem objetivos distintos, elas estavam embasadas, em maior ou menor grau, em uma perspectiva dos professores que objetivam um letramento científico crítico dos estudantes.
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